364. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Teófilo Velho.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Teófilo Velho.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Aquém e, derramado pela têmpera,
Ponderei as trevas
Que me receberam ofuscando
Os nadas que me foram concebendo
Enquanto nada fui

Quis o tempo ser leve
Como as histórias que se contam
E se dataram
Pela demora que esquecemos
À muito

Não me conceituei nas planícies
Nem na paz,
Estendi apenas a mão aos fragmentos
Que outrora foram concebidos
Pelos devaneios de sermos nós;
Derradeiros e finitos
Como as feridas que cantam ao de leve
Como irmãs
E eternas da beleza

Agora, já não lastimo os sonhos que perdi,
Viajarei pelos recantos
Embainhado pelo desgosto
E pela glória de ser
Enquanto sou;
Fraca virtude
Do que quero alcançar…

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16254 © Luso-Poemas

O poema desenvolve-se num registo introspectivo e existencial, marcado por imagens densas e por uma linguagem que oscila entre o abstrato e o sensorial. A abertura — “Aquém e, derramado pela têmpera, / Ponderei as trevas / Que me receberam ofuscando / Os nadas que me foram concebendo / Enquanto nada fui” — estabelece um tom de desagregação identitária. A expressão “derrabado pela têmpera” é invulgar, mas cria uma textura material que contrasta com “trevas” e “nadas”, reforçando a ideia de um sujeito moldado por forças externas e indefinidas. A construção sintática é correta, embora marcada por uma densidade metafórica que exige leitura lenta. A repetição de “nada” intensifica a sensação de dissolução, funcionando como eixo semântico da estrofe.

A segunda secção — “Quis o tempo ser leve / Como as histórias que se contam / E se dataram / Pela demora que esquecemos / À muito” — introduz uma reflexão sobre temporalidade. A comparação entre tempo e histórias cria uma aproximação entre experiência e narrativa, mas o verso “À muito” contém um erro ortográfico (“Há muito”), que quebra a fluidez formal. A ideia de histórias datadas pela demora esquecida sugere que o tempo se torna leve apenas quando perde o peso da memória, criando uma tensão entre o que se vive e o que se esquece. A cadência mantém-se suave, sustentada por versos curtos e pausados.

A terceira estrofe desloca o poema para uma dimensão mais concreta: “Não me conceituei nas planícies / Nem na paz, / Estendi apenas a mão aos fragmentos / Que outrora foram concebidos / Pelos devaneios de sermos nós; / Derradeiros e finitos / Como as feridas que cantam ao de leve / Como irmãs / E eternas da beleza.” A recusa de se conceituar nas planícies ou na paz sugere uma identidade construída na fragmentação. A imagem das “feridas que cantam ao de leve” é particularmente eficaz, articulando dor e delicadeza, enquanto a comparação com irmãs reforça a ideia de intimidade entre sofrimento e beleza. A construção é coerente, e a estrofe apresenta uma das imagens mais fortes do poema, sustentada por um vocabulário que combina abstração e sensorialidade.

A última secção — “Agora, já não lastimo os sonhos que perdi, / Viajarei pelos recantos / Embainhado pelo desgosto / E pela glória de ser / Enquanto sou; / Fraca virtude / Do que quero alcançar…” — introduz uma mudança de postura: o sujeito abandona o lamento e assume uma viagem interior marcada por desgosto e glória. A expressão “embainhado pelo desgosto” é invulgar, mas cria uma imagem de contenção, como se o sofrimento fosse arma guardada. A oposição entre desgosto e glória reforça a ambivalência do percurso existencial. A frase final — “Fraca virtude / Do que quero alcançar…” — encerra o poema com uma nota de insuficiência, sugerindo que o desejo é maior do que a capacidade de o concretizar. A construção é correta, e a cadência final mantém o tom meditativo.

O texto inscreve-se num estilo lírico existencial contemporâneo, marcado pela densidade metafórica, pela exploração de temas como identidade, tempo, fragmentação e dor, e por uma linguagem que combina abstração com imagens sensoriais. A estrutura é fluida, com estrofes que funcionam como etapas de um percurso interior. A força do poema reside na capacidade de articular desagregação e beleza, construindo uma reflexão sobre o ser que se sustenta na tensão entre trevas, fragmentos e glória.

Criado em: Hoje 20:38:01

Links patrocinados