366. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Carolina. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Carolina.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Espero impaciente a tua chegada! Não sei que faça, mesmo Parece uma eternidade ... Este tempo que nos separa. Vamos saborear-nos ... Intensamente, Quero-te...mesmo em poesia Degusto as tuas palavras Loucas, lindas... Que me devoram! Imagino o teu sabor O teu cheiro que me fascina As tuas mãos, o teu sabor! Quero tudo... Vive em mim... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16297 © Luso-Poemas O poema expressa-se por um desejo impaciente, construído através de imagens sensoriais que procuram traduzir a antecipação e a intensidade emocional. A abertura — “Espero impaciente a tua chegada! / Não sei que faça, mesmo / Parece uma eternidade ... / Este tempo que nos separa.” — estabelece um tom de urgência afetiva. A pontuação é irregular, com reticências duplicadas e uso excessivo de vírgulas, mas a mensagem mantém clareza: o sujeito vive a espera como suspensão temporal. A expressão “Não sei que faça, mesmo” aproxima-se de linguagem coloquial, criando contraste com o tom mais poético das estrofes seguintes. A secção “Vamos saborear-nos ... / Intensamente, / Quero-te... mesmo em poesia” introduz uma dimensão sensorial que, embora forte, se mantém dentro de um registo metafórico. O verbo “saborear-nos” funciona como metáfora de entrega emocional, mas a repetição de reticências cria uma cadência fragmentada que enfraquece a fluidez. A frase “Quero-te... mesmo em poesia” sugere que o desejo ultrapassa o texto, mas a construção permanece simples, sem elaboração imagética mais profunda. A estrofe seguinte — “Degusto as tuas palavras / Loucas, lindas... / Que me devoram!” — reforça o uso de metáforas gustativas, agora aplicadas à linguagem. A ideia de palavras que se degustam e devoram cria uma inversão interessante, mas o vocabulário (“loucas, lindas”) aproxima-se de adjetivação genérica. A construção sintática é correta, e o ritmo é marcado por pausas que procuram intensificar a emoção. A secção “Imagino o teu sabor / O teu cheiro que me fascina / As tuas mãos, o teu sabor!” retoma a enumeração sensorial, mas apresenta repetição direta (“o teu sabor”) que não acrescenta significado. A estrutura mantém coerência, mas a ausência de imagens mais elaboradas limita a profundidade poética. A linguagem é clara, mas permanece num registo de evocação direta, sem metáforas complexas. O fecho — “Quero tudo... / Vive em mim...” — encerra o poema com afirmação de desejo total e de interiorização do outro. A construção é breve, quase abrupta, reforçando a intensidade emocional, mas a repetição de reticências continua a criar uma cadência irregular. A ortografia é correta, embora a pontuação apresente inconsistências que poderiam ser revistas para maior precisão formal. O texto inscreve-se num estilo lírico romântico contemporâneo, marcado pela expressão direta do desejo, pela utilização de imagens sensoriais e pela cadência fragmentada que acompanha a impaciência do sujeito. A linguagem é acessível, com predominância de metáforas gustativas e olfativas que procuram traduzir a intensidade emocional, embora sem grande complexidade simbólica. A força do poema reside na espontaneidade do sentimento, enquanto a fragilidade está na irregularidade formal e na repetição de imagens que poderiam ser mais trabalhadas.
Criado em: Hoje 7:22:19
|
|
|
|
||