377. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Arménio Cruz. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Arménio Cruz.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Hoje vi-te tão bela Passeando numa ruela Correndo com alegria Na boca um belo sorriso Olhando o céu todo liso Ameaçando que chovia O vento soprava forte Era vento norte Que fazia esvoaçar Os lindos cabelos teus Seguidos pelos olhos meus E o coração a palpitar E como palpitava o coração Guiado pela emoção Do que viam os olhos meus Uma silhueta moldada pelo vento Eu, de alegria quase rebento Com tal visão, oh… Deus! São visões p’ra recordar Com o pensamento a voar Por entre nuvens de algodão Eu vejo a tua silhueta Na linha do horizonte direita Com uma chama de emoção Cada vez mais me convenço De que és o meu universo Na constelação do amor És o Sol que me aquece E que em mim estabelece Uma forte onda de calor És a luz e o calor És a mais bela flor Deste meu jardim Num vaso te vou colocar Para te poder deslocar E ter-te sempre junto a mim Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16712 © Luso-Poemas O poema desenvolve-se num registo lírico-romântico tradicional, estruturado em sextilhas rimadas que privilegiam imagens naturais — vento, ruela, céu, nuvens, horizonte, constelação — como cenário para a contemplação da figura amada. A linguagem é simples e direta, com forte carga emocional, sustentada por um eu lírico que observa, idealiza e projeta a pessoa amada como centro do seu universo afetivo. A ortografia é, no geral, correta, embora surjam pequenas irregularidades como “p’ra” (forma coloquial), “ameaçando que chovia” (construção sintática pouco natural), e o uso de maiúsculas iniciais em todos os versos, que não é incorreto mas confere ao texto um tom mais rígido. A primeira estrofe — “Hoje vi-te tão bela / Passeando numa ruela / Correndo com alegria / Na boca um belo sorriso / Olhando o céu todo liso / Ameaçando que chovia” — estabelece o tom contemplativo. A descrição é visual e imediata, com foco na leveza do movimento e na alegria da figura observada. A expressão “céu todo liso” é interessante, embora incomum, sugerindo uma superfície uniforme prestes a ser interrompida pela chuva. A construção “ameaçando que chovia” é menos precisa, pois a ameaça é da chuva, não de que “chovia”, mas mantém inteligibilidade. A segunda estrofe — “O vento soprava forte / Era vento norte / Que fazia esvoaçar / Os lindos cabelos teus / Seguidos pelos olhos meus / E o coração a palpitar” — reforça a ligação entre natureza e emoção. O vento norte funciona como elemento dinâmico que intensifica a visão da amada. A repetição de “cabelos teus / olhos meus” cria paralelismo eficaz, embora previsível. A rima é simples e coerente, sustentando a cadência tradicional. A terceira estrofe — “E como palpitava o coração / Guiado pela emoção / Do que viam os olhos meus / Uma silhueta moldada pelo vento / Eu, de alegria quase rebento / Com tal visão, oh… Deus!” — intensifica o tom emocional. A expressão “silhueta moldada pelo vento” é uma imagem bem construída, que reforça a fusão entre corpo e natureza. A exclamação final aproxima-se de uma hipérbole típica da poesia popular, conferindo dramatismo ao sentimento. A quarta estrofe — “São visões p’ra recordar / Com o pensamento a voar / Por entre nuvens de algodão / Eu vejo a tua silhueta / Na linha do horizonte direita / Com uma chama de emoção” — retoma a idealização. A imagem das “nuvens de algodão” é comum, mas eficaz dentro do registo. A “linha do horizonte direita” é uma construção menos natural, mas compreensível como tentativa de precisão visual. A “chama de emoção” reforça o tom romântico. A quinta estrofe — “Cada vez mais me convenço / De que és o meu universo / Na constelação do amor / És o Sol que me aquece / E que em mim estabelece / Uma forte onda de calor” — introduz metáforas cósmicas. A figura amada torna-se universo, constelação, Sol, elementos que reforçam a centralidade afetiva. A construção é coerente, embora se aproxime de imagens convencionais. A rima mantém regularidade. A sexta estrofe — “És a luz e o calor / És a mais bela flor / Deste meu jardim / Num vaso te vou colocar / Para te poder deslocar / E ter-te sempre junto a mim” — encerra o poema com metáfora floral. A ideia de colocar a amada num vaso para a deslocar é curiosa, embora possa sugerir objetificação involuntária; ainda assim, dentro do registo romântico popular, funciona como expressão de desejo de proximidade constante. A rima é simples e eficaz. O texto inscreve-se num estilo lírico-romântico popular contemporâneo, marcado por simplicidade formal, imagens naturais, idealização da figura amada e cadência regular. A força do poema reside na coerência emocional e na construção imagética acessível, enquanto a fragilidade está na previsibilidade das metáforas e em pequenas irregularidades sintáticas. Ainda assim, o conjunto apresenta unidade temática e expressa de forma clara o encantamento do eu lírico perante a figura amada.
Criado em: Hoje 7:36:06
|
|
|
|
||