394. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - perlepumpa.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de perlepumpa.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

A rua está escura,
A lua chama por mim.
Não fujas doce ternura,
Dorme junto a mim.

Como te consigo perder
No óbvio leito do meu amor?
Aos dias sem luz condenado,
Ás noites com lua rendido.

Mais que luas e noites sucessivas
Em ruas sem nome,
Sou orfão de sonhos,
Perdido nas sombras do meu sono.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17628 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como uma breve meditação sobre ausência, desejo e perda, articulada em três estrofes que alternam entre imagens noturnas, metáforas lunares e uma sensação de desamparo existencial. A linguagem é simples, mas não simplista, e a cadência dos versos curtos reforça a intimidade do discurso. A ortografia apresenta um deslize relevante: “Ás noites” deveria ser “Às noites”, com acento grave, já que se trata de contração da preposição “a” com o artigo definido “as”. O restante mantém correção formal.

A abertura — “A rua está escura, / A lua chama por mim. / Não fujas doce ternura, / Dorme junto a mim.” — estabelece o tom lírico. A oposição entre a rua escura e a lua que chama cria uma tensão entre exterior e interior, entre desamparo e promessa de consolo. A invocação “não fujas doce ternura” é eficaz, revelando vulnerabilidade e desejo de proximidade. A cadência é clara, sustentada por rima discreta que reforça o tom intimista.

A segunda estrofe — “Como te consigo perder / No óbvio leito do meu amor? / Aos dias sem luz condenado, / Às noites com lua rendido.” — desloca o poema para uma dimensão mais reflexiva. A pergunta inicial é forte, articulando perplexidade diante da perda. A expressão “óvbio leito do meu amor” é interessante: sugere que o amor deveria ser evidente, seguro, mas mesmo assim se perde. A oposição entre “dias sem luz” e “noites com lua” reforça a dualidade emocional do eu lírico, condenado à escuridão diurna e rendido à claridade noturna. A estrofe mantém coerência temática e rítmica.

A terceira estrofe — “Mais que luas e noites sucessivas / Em ruas sem nome, / Sou órfão de sonhos, / Perdido nas sombras do meu sono.” — intensifica o tom melancólico. A expressão “órfão de sonhos” é particularmente eficaz, articulando uma perda que não é apenas afetiva, mas também imaginativa. A imagem das “ruas sem nome” reforça a sensação de desorientação, enquanto “sombras do meu sono” sugere que até o espaço íntimo da noite é marcado por inquietação. A cadência é fluida, e a estrofe encerra o poema com uma nota de desamparo que não se resolve.

O texto inscreve-se num estilo lírico-intimista contemporâneo, marcado por imagens noturnas, metáforas lunares, cadência breve e foco na experiência emocional do eu lírico. A força do poema reside na simplicidade eficaz das imagens e na construção de uma atmosfera de perda suave, mas persistente. A fragilidade está apenas no deslize ortográfico e na ligeira previsibilidade de algumas metáforas, mas o conjunto mantém coerência interna e expressa de forma clara a tensão entre desejo, ausência e desorientação.

Criado em: Hoje 17:42:35

Links patrocinados