395. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Eliana Santana.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Eliana Santana.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Vida

Sou a esperança do hoje.
Quero as alegrias dos deuses.
Enfrento com calmaria
Tudo que me reserva.

Assim, segue a vida.
O homem errante, pensante
Reflexão, mudanças
Vejo tudo acontecer, homens amando.

Quero a paz, a rotinar encorporar.
Sorrisos jamais abandonar
O outro como meu melhor amigo
Sempre amar e meu ombro conceder.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17677 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como uma reflexão breve sobre a vida, articulada em três estrofes que alternam entre afirmação, desejo e idealização. A linguagem é simples, direta, e privilegia a enumeração de valores — esperança, alegria, paz, amizade — aproximando o texto de um registo lírico-moralizante. A ortografia contém alguns deslizes: “encorporar” deveria ser “incorporar”, “rotinar” é forma não dicionarizada e soa artificial, e a ausência de vírgulas em certas enumerações reduz a precisão sintática. Ainda assim, o conjunto mantém inteligibilidade.

A abertura — “Sou a esperança do hoje. / Quero as alegrias dos deuses. / Enfrento com calmaria / Tudo que me reserva.” — estabelece o tom afirmativo. O eu lírico define-se como esperança, o que confere ao poema uma dimensão quase programática. A expressão “alegrias dos deuses” aproxima o texto de um imaginário mitológico, embora de forma superficial. A construção “tudo que me reserva” deveria ser “tudo o que me reserva”, mas a intenção permanece clara: enfrentar o futuro com serenidade.

A segunda estrofe — “Assim, segue a vida. / O homem errante, pensante / Reflexão, mudanças / Vejo tudo acontecer, homens amando.” — desloca o poema para uma observação mais geral. A frase “Assim, segue a vida” funciona como transição, mas é vaga. A enumeração “errante, pensante” é eficaz, sugerindo movimento e consciência. A sequência “Reflexão, mudanças” carece de verbo, criando uma quebra sintática que pode ser interpretada como recurso estilístico, mas também como insuficiência estrutural. O verso final amplia o campo de visão: o eu lírico observa o amor alheio, o que reforça a dimensão contemplativa.

A terceira estrofe — “Quero a paz, a rotinar encorporar. / Sorrisos jamais abandonar / O outro como meu melhor amigo / Sempre amar e meu ombro conceder.” — articula um conjunto de intenções éticas. A construção “a rotinar encorporar” é problemática: “rotinar” não é verbo reconhecido e “encorporar” é erro ortográfico. A intenção parece ser “incorporar à rotina”, mas a formulação compromete a clareza. A frase “Sorrisos jamais abandonar” é simples, mas eficaz dentro do registo moralizante. O verso “O outro como meu melhor amigo” aproxima o poema de um discurso de fraternidade, enquanto “Sempre amar e meu ombro conceder” reforça a ideia de disponibilidade afetiva.

O texto inscreve-se num estilo lírico-reflexivo popular, marcado por simplicidade formal, enumerações de valores, ausência de imagens complexas e foco na construção de um ideal ético. A força do poema reside na intenção clara de afirmar princípios de convivência e serenidade. A fragilidade está nos deslizes ortográficos, na insuficiência sintática de algumas construções e na ausência de maior elaboração simbólica, que poderia enriquecer a reflexão. Ainda assim, o conjunto mantém coerência interna e expressa de forma clara a busca por uma vida pautada pela paz, pela amizade e pela esperança.

Criado em: Hoje 17:46:49

Links patrocinados