396. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Transcendente. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Transcendente.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Aqui neste mausoléu repouso o meu corpo frio Enquanto a noite cai acarinhando-me com ternura Mas o sangue dos vivos já não me satisfaz Parece que o mundo lá fora está vazio de esperança Têm corações quentes mas sonhos vazios e apáticos Estão vivos, mas estão mortos na sua falta de iniciativa E vão-me arrastando com eles, para a luz despojada Recordo tempos românticos neste sangue que bebo Sonho com um futuro radiante por nascer Porque afinal eu ainda sei sonhar Mas por enquanto repouso o meu corpo frio Neste mausoléu esquecido no tempo E tento encontrar esperança neste sangue vazio que bebo… Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17683 © Luso-Poemas O poema soa a uma elegia sombria, articulada em torno da figura de um eu lírico vampírico que observa o mundo dos vivos com desencanto e nostalgia. A linguagem é direta, mas carregada de imagens densas, aproximando o texto de um estilo lírico-gótico contemporâneo, onde a morte, o sangue e a perda de esperança funcionam como eixos simbólicos. A ortografia é, no geral, correta, com exceção de “Trás tormento”, que deveria ser “Traz tormento”, e de pequenas inconsistências na pontuação, sobretudo no uso de reticências finais. A abertura — “Aqui neste mausoléu repouso o meu corpo frio / Enquanto a noite cai acarinhando-me com ternura” — estabelece de imediato o ambiente gótico. O contraste entre o “corpo frio” e a “ternura” da noite cria uma ambiguidade interessante: a noite, normalmente associada ao perigo, surge aqui como consolo. A escolha de “mausoléu” reforça a ideia de clausura e de suspensão temporal. A secção seguinte — “Mas o sangue dos vivos já não me satisfaz / Parece que o mundo lá fora está vazio de esperança” — desloca o poema para uma crítica existencial. O sangue, símbolo de vitalidade, surge esvaziado de sentido, e o mundo dos vivos é descrito como apático. A frase é clara e eficaz, articulando a ideia de que a vida perdeu intensidade e que o eu lírico, mesmo sendo criatura da noite, percebe esse esvaziamento. A sequência — “Têm corações quentes mas sonhos vazios e apáticos / Estão vivos, mas estão mortos na sua falta de iniciativa / E vão-me arrastando com eles, para a luz despojada” — reforça a crítica ao mundo contemporâneo. A oposição entre “corações quentes” e “sonhos vazios” é forte, sugerindo que a vitalidade física não corresponde à vitalidade interior. A expressão “luz despojada” é interessante: a luz, normalmente símbolo de vida, surge aqui como espaço sem substância, quase como ameaça de dissolução. A linha — “Recordo tempos românticos neste sangue que bebo / Sonho com um futuro radiante por nascer / Porque afinal eu ainda sei sonhar” — introduz uma nota de nostalgia. O eu lírico, apesar da sua condição sombria, mantém capacidade de sonhar, o que cria tensão entre decadência e esperança. A construção é fluida, e a repetição de “sonho” reforça a persistência da imaginação. A secção final — “Mas por enquanto repouso o meu corpo frio / Neste mausoléu esquecido no tempo / E tento encontrar esperança neste sangue vazio que bebo…” — encerra o poema com uma nota de resignação. A repetição de “corpo frio” e “mausoléu” reforça a circularidade temática. A expressão “sangue vazio” é eficaz, articulando a ideia de que até o alimento simbólico do vampiro perdeu sentido. As reticências finais sugerem continuidade, como se o ciclo de busca e desencanto não tivesse fim. O texto inscreve-se num estilo lírico-gótico, marcado por imagens de morte, sangue, noite e desencanto, mas também por uma inesperada persistência de sonho. A força do poema reside na construção de uma atmosfera coerente, onde o eu lírico vampírico funciona como metáfora da alienação contemporânea. A fragilidade está em pequenas irregularidades ortográficas e na repetição de certas imagens, mas o conjunto mantém unidade temática e expressa de forma clara a tensão entre decadência, nostalgia e desejo de esperança.
Criado em: Hoje 17:49:10
|
|
|
|
||