397. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - JLSR.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de JLSR.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Penso que nunca te escrevi...
Muitas vezes te falei,
tantas outras te amei!
Mas não me lembro de te ter escrito.
Sei que sabes ler melhor que ninguém...
Trazes no corpo a sabedoria,
Na mente a solidariedade, o amor!
Dás-te ao mundo, a todos que te visitam...
Eu fui mais um entre tantos!
Saí de ti sem te avisar,
Nem uma palavra, um adeus ou até à volta,
Prometo-te que volto...
Nem que o faça contra tudo e todos,
Afinal entre todos eu sou o teu amante...
Desejo-te´, tenho pressa de te rever e amar!
Como estão os nossos filhos?
Saberás tratar deles, mãe experiente...dedicada!
Ouvi falar que tens sido mal tratada...doeu-me!
Mais uma razão para voltar,
Não te posso abandonar, juntos iremos criar,
Escrevo-te hoje para te dizer que te amo...
Não tenho ideia do o ter dito ou escrito!
Para que saibas!
Amo-te e trago-te no meu peito...meu amor!
Um beijo no coração teu, meu e nosso...minha querida...
GUINÉ-BISSAU

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17715 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como uma carta amorosa dirigida a uma entidade que, no final, se revela explicitamente: Guiné-Bissau. Esta revelação retroativa reorganiza toda a leitura, transformando o texto numa declaração de pertença territorial, afetiva e identitária. A estrutura epistolar, sem estrofes marcadas, reforça o tom confessional e íntimo. A ortografia contém alguns deslizes: “Desejo-te´” apresenta acento indevido, “do o ter dito” deveria ser “de o ter dito”, e a ausência de vírgulas em certas enumerações reduz a precisão sintática. Ainda assim, o conjunto mantém fluidez e coerência.

A abertura — “Penso que nunca te escrevi... / Muitas vezes te falei, / tantas outras te amei! / Mas não me lembro de te ter escrito.” — estabelece a tensão entre o vivido e o não escrito. A repetição de verbos dirigidos ao “tu” cria cadência emocional e reforça a intimidade. A ausência de nome do destinatário mantém o mistério e permite que o leitor projete inicialmente uma relação amorosa convencional.

A secção — “Sei que sabes ler melhor que ninguém... / Trazes no corpo a sabedoria, / Na mente a solidariedade, o amor!” — desloca o poema para uma dimensão simbólica. Os atributos atribuídos ao “tu” ultrapassam a caracterização de uma pessoa e aproximam o texto de uma metáfora territorial. A sabedoria no corpo e a solidariedade na mente sugerem que o destinatário é simultaneamente espaço, memória e comunidade.

A frase — “Dás-te ao mundo, a todos que te visitam... / Eu fui mais um entre tantos!” — reforça essa leitura. A ideia de “visitar” é mais compatível com um lugar do que com uma pessoa. O eu lírico reconhece-se como parte de um conjunto maior, o que intensifica a dimensão coletiva da relação.

A secção — “Saí de ti sem te avisar, / Nem uma palavra, um adeus ou até à volta, / Prometo-te que volto...” — introduz o tema da partida e da culpa. A ausência de despedida reforça a necessidade de reparação. A promessa de regresso aproxima o poema da tradição da saudade lusófona, onde o retorno é sempre promessa emocional e identitária.

A frase — “Afinal entre todos eu sou o teu amante... / Desejo-te, tenho pressa de te rever e amar!” — intensifica o tom amoroso. A fusão entre amante e terra é típica de textos que personificam o espaço natal. A pressa de regressar reforça urgência e necessidade de reencontro.

A secção — “Como estão os nossos filhos? / Saberás tratar deles, mãe experiente...dedicada!” — confirma a leitura metafórica. Os “filhos” são provavelmente habitantes, descendentes ou elementos simbólicos da terra. A entidade amada é tratada como mãe, reforçando a dimensão matricial do espaço.

A frase — “Ouvi falar que tens sido mal tratada...doeu-me!” — introduz crítica social. A terra sofre, e o eu lírico sofre com ela. A dor é apresentada de forma direta, sem dramatização excessiva.

A secção final — “Escrevo-te hoje para te dizer que te amo... / Não tenho ideia de o ter dito ou escrito! / Para que saibas! / Amo-te e trago-te no meu peito...meu amor! / Um beijo no coração teu, meu e nosso...minha querida... GUINÉ-BISSAU” — encerra o poema com revelação explícita. A nomeação final funciona como chave interpretativa que reconfigura todo o texto. A fusão entre “teu, meu e nosso” sintetiza a relação entre indivíduo e comunidade, entre sujeito e território. A assinatura final transforma a carta amorosa em carta de pertença nacional.

O texto inscreve-se num estilo lírico-epistolar contemporâneo, marcado por personificação do espaço, tom confessional, cadência emocional contínua e fusão entre amor individual e identidade territorial. A força do poema reside na ambiguidade inicial que se transforma em revelação simbólica, e na construção de uma voz que oscila entre amante, filho e guardião. A fragilidade está em pequenos deslizes ortográficos e na repetição de fórmulas afetivas, mas o conjunto mantém coerência interna e expressa de forma clara a relação profunda entre o eu lírico e a terra que ama.

Criado em: Hoje 8:14:53

Links patrocinados