400. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - chico de sousa.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de chico de sousa.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Por você eu faço tudo, choro, grito, corro.
Sou louco, sábio, ignorante.
Devo pensar que sem ti não sou nada
Ou sem ti eu faço tudo
Minhas idéias são sempre pra te encontrar
Minhas palavras são todas pra te elogiar
Minhas mãos só servem pra te acariciar, te proteger.
Não sei o que sou
Mas sou tudo por você
Meus passos são sempre em sua direção
Meu destino é seu
Minhas lagrimas são todas suas
Meus sorrisos só existem por você
Sou prisioneiro
Sou triste
Sou apaixonado, sou louco induzido.
Minha vida é sua
Grande mal querido
Não me deixes jamais.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17891 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como uma declaração amorosa intensa, construída em versos curtos que alternam entre exaltação, dependência emocional e sofrimento. A linguagem é direta, marcada por repetições que reforçam a obsessão do eu lírico pela figura amada. A ortografia contém alguns deslizes: “idéias” deveria ser “ideias”, “lagrimas” deveria ser “lágrimas”, e a ausência de acentos em várias palavras reduz a precisão formal. Ainda assim, o texto mantém coerência interna e cadência emocional contínua.

A abertura — “Por você eu faço tudo, choro, grito, corro. / Sou louco, sábio, ignorante.” — estabelece de imediato o tom de exagero afetivo. A enumeração de ações e estados (“choro, grito, corro”, “louco, sábio, ignorante”) cria uma imagem de descontrole emocional que aproxima o poema de um registo confessional intenso. A simplicidade sintática reforça a espontaneidade do discurso.

A secção — “Devo pensar que sem ti não sou nada / Ou sem ti eu faço tudo” — introduz uma contradição deliberada. O eu lírico oscila entre dependência absoluta e afirmação de capacidade, revelando instabilidade emocional. Esta ambiguidade é eficaz, pois traduz a tensão interna típica de relações marcadas por paixão e sofrimento.

A sequência — “Minhas ideias são sempre pra te encontrar / Minhas palavras são todas pra te elogiar / Minhas mãos só servem pra te acariciar, te proteger.” — intensifica o tom de devoção. A repetição de “minhas” reforça a centralidade da figura amada na vida do eu lírico. A construção é clara, embora marcada por certa previsibilidade das imagens. A ausência de acento em “ideias” é o deslize mais evidente.

A frase — “Não sei o que sou / Mas sou tudo por você” — sintetiza o conflito identitário. O eu lírico não se reconhece fora da relação, o que aproxima o poema de um estilo lírico‑passional marcado por dependência emocional. A cadência é eficaz, sustentada pela oposição entre “não sei o que sou” e “sou tudo”.

A secção — “Meus passos são sempre em sua direção / Meu destino é seu / Minhas lágrimas são todas suas / Meus sorrisos só existem por você” — reforça a ideia de entrega total. A repetição de estruturas paralelas cria ritmo, mas também revela ausência de variação imagética. A falta de acento em “lágrimas” é mais um deslize ortográfico.

A sequência — “Sou prisioneiro / Sou triste / Sou apaixonado, sou louco induzido.” — articula estados emocionais negativos. A expressão “louco induzido” é interessante, sugerindo que a loucura é provocada pela relação, não espontânea. A simplicidade dos versos reforça a intensidade emocional.

A secção final — “Minha vida é sua / Grande mal querido / Não me deixes jamais.” — encerra o poema com uma nota de súplica. A expressão “mal querido” é forte, articulando a ideia de que o amor é simultaneamente fonte de prazer e sofrimento. O pedido “não me deixes jamais” reforça a dependência afetiva e encerra o texto com tom de vulnerabilidade.

O poema inscreve-se num estilo lírico‑passional contemporâneo, marcado por repetição, intensidade emocional, ausência de metáforas complexas e foco na devoção absoluta. A força do texto reside na sinceridade do desabafo e na cadência que acompanha a oscilação entre amor, dor e dependência. A fragilidade está nos deslizes ortográficos, na repetição excessiva de estruturas e na ausência de maior elaboração simbólica, mas o conjunto mantém coerência interna e expressa de forma clara a tensão entre paixão e sofrimento.

Criado em: Hoje 8:24:23

Links patrocinados