403. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Kennedy. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Kennedy.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Vivo na solidão Onde vampiros,destroem meu coração Vão sugando gota por gota do meu sangue amaldiçoado Estou me transformando um ser abandonado Agora dependo de sangue pra viver Estou com sede do amor,que ha muito tempo vc não vem me trazer. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18039 © Luso-Poemas O poema apresenta-se como uma breve confissão de sofrimento, articulada em torno da metáfora vampírica, que funciona como representação da solidão, da perda afetiva e da dependência emocional. A linguagem é simples, direta, marcada por imagens de desgaste e transformação. A ortografia contém vários deslizes: “vampiros,destroem” deveria ter espaço após a vírgula; “ha muito tempo” deveria ser “há muito tempo”; “vc” é abreviação informal que quebra o tom poético; “me transformando um ser” deveria ser “me transformando em um ser”. Apesar disso, o texto mantém coerência temática. A abertura — “Vivo na solidão / Onde vampiros destroem meu coração” — estabelece de imediato o ambiente gótico. A solidão é apresentada como espaço habitado por vampiros, metáfora que traduz figuras que sugam energia emocional. A imagem é clara, embora pouco desenvolvida, funcionando como símbolo de relações tóxicas ou experiências afetivas que drenam o eu lírico. A secção — “Vão sugando gota por gota do meu sangue amaldiçoado / Estou me transformando em um ser abandonado” — intensifica o tom de decadência. A expressão “sangue amaldiçoado” reforça a ideia de que o sofrimento é contínuo e inevitável. A transformação em “ser abandonado” aproxima o poema de um estilo lírico‑gótico popular, onde a metamorfose simboliza perda de identidade e fragilidade emocional. A sequência — “Agora dependo de sangue pra viver / Estou com sede do amor, que há muito tempo você não vem me trazer.” — encerra o poema com fusão entre metáfora vampírica e carência afetiva. A dependência de sangue funciona como imagem da dependência emocional, enquanto a “sede de amor” traduz a ausência prolongada da figura amada. A construção é clara, embora marcada por informalidade (“pra”, “você” abreviado anteriormente como “vc”), que reduz a força poética. O texto inscreve-se num estilo lírico‑gótico contemporâneo, marcado por metáforas de vampirismo, solidão, transformação e carência afetiva. A força do poema reside na coerência simbólica entre vampiros e desgaste emocional. A fragilidade está nos erros ortográficos, na informalidade de certas escolhas lexicais e na ausência de maior elaboração imagética, mas o conjunto mantém unidade temática e expressa de forma clara a fusão entre dor, abandono e desejo de amor.
Criado em: Hoje 18:39:38
|
|
|
|
||