405. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - maria vieira.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de maria vieira.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Se eu fosse um gato , seria um gato livre, vadio e sem raça para conhecer tudo aquilo que os outros gatos com dono não podem conhecer.
Iria à procura de aventuras. No silêncio da noite, à luz da lua, vagueava pelos telhados das grandes avenidas da cidade. Faria corridas com os meus companheiros de vadiagem e procuraria, todas as noites, a companhia de um coração solitário para ambos sonharmos juntos. Eu sonharia, com uma bela e vadia gata persa, com uns grandes e lindos olhos azuis, capazes de me guiarem para o outro lado desconhecido do mundo. Iríamos ao Oriente cheirar o perfume da flor de Lótus. Saborear os restos de sushi no Japão e voltaríamos mais vadios e espertos aos nossos telhados natais.

E tu? Se fosses um gato, que espécie de gato gostarias ser?

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18143 © Luso-Poemas

O texto constrói-se como uma pequena narrativa em primeira pessoa, onde o eu lírico imagina a sua identidade felina como metáfora de liberdade, desejo de evasão e fantasia. A linguagem é simples, fluida, com imagens claras e um tom lúdico que aproxima o texto de uma prosa poética contemporânea. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenas inconsistências: “Se eu fosse um gato ,” apresenta espaço indevido antes da vírgula; “vagueava” deveria ser “vaguearia”, para manter a coerência verbal do condicional; “natais” funciona, mas poderia ser “originais” ou “de origem”, dependendo da intenção. Apesar disso, o texto mantém ritmo e coerência interna.

A abertura — “Se eu fosse um gato, seria um gato livre, vadio e sem raça para conhecer tudo aquilo que os outros gatos com dono não podem conhecer.” — estabelece de imediato o tom imaginativo. A oposição entre “livre” e “com dono” articula a metáfora central: a liberdade como condição desejada e a domesticação como limitação. A construção é clara, embora longa, sustentada por enumeração que reforça a ideia de autonomia.

A secção — “Iria à procura de aventuras. No silêncio da noite, à luz da lua, vagueava pelos telhados das grandes avenidas da cidade.” — intensifica o ambiente noturno e urbano. A imagem dos telhados é tradicional na literatura felina, mas aqui ganha leveza pela associação à lua e ao silêncio. O uso do condicional (“iria”) contrasta com o pretérito imperfeito (“vagueava”), criando ligeira irregularidade temporal, mas não compromete a fluidez.

A sequência — “Faria corridas com os meus companheiros de vadiagem e procuraria, todas as noites, a companhia de um coração solitário para ambos sonharmos juntos.” — introduz a dimensão afetiva. A ideia de “um coração solitário” humaniza a fantasia e aproxima o gato imaginado de uma figura sensível, não apenas aventureira. A construção é eficaz, embora marcada por certa idealização romântica.

A secção — “Eu sonharia, com uma bela e vadia gata persa, com uns grandes e lindos olhos azuis, capazes de me guiarem para o outro lado desconhecido do mundo.” — reforça o tom fantasioso. A descrição da gata persa é visual, quase cinematográfica, e funciona como símbolo de desejo e mistério. A expressão “outro lado desconhecido do mundo” amplia o horizonte da imaginação, aproximando o texto de um registo onírico.

A passagem seguinte — “Iríamos ao Oriente cheirar o perfume da flor de Lótus. Saborear os restos de sushi no Japão e voltaríamos mais vadios e espertos aos nossos telhados natais.” — introduz exotismo geográfico. O Oriente surge como espaço simbólico de descoberta, enquanto o retorno aos “telhados natais” sugere que a viagem imaginada transforma, mas não rompe a ligação ao lugar de origem. A cadência é leve, sustentada por verbos sensoriais (“cheirar”, “saborear”).

O fecho — “E tu? Se fosses um gato, que espécie de gato gostarias ser?” — desloca o texto para a interlocução direta. A pergunta quebra a narrativa e convida à participação, reforçando o caráter lúdico e imaginativo da prosa. Funciona como abertura para diálogo, não como conclusão fechada.

O texto inscreve-se num estilo de prosa poética contemporânea, com elementos de fantasia leve, imagética urbana e exotismo simbólico. A força do texto reside na fluidez narrativa e na construção de um imaginário felino que articula liberdade, desejo e descoberta. As fragilidades são pontuais, sobretudo na coerência verbal e em pequenas questões ortográficas, mas não comprometem a unidade estilística. O conjunto apresenta uma fantasia coerente, sustentada por imagens claras e ritmo suave.

Criado em: Hoje 7:12:14

Links patrocinados