409. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Thomas_Diesel.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Thomas_Diesel.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Por mt que ponha em causa meus ideais
Sinto que me falta apoios incondicionais
E sinto o chão a fugir
Sem conseguir evitar cair

Quero amar quem meu coração escolheu
E apenas gostava de sentir meu
Por muitas forças que possa ter
Não sei se as conseguirei manter

Queria fazer o mundo feliz
Ajudar foi o que sempre quis
Mas sinto-me sem ar
E sem força para continuar

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18323 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como uma confissão de fragilidade emocional, articulada em versos curtos e diretos, onde a repetição de estruturas sintáticas simples reforça a sensação de desamparo. A ortografia contém alguns deslizes: “Por mt que ponha” deveria ser “Por muito que ponha”; “apoios incondicionais” está correto, mas a construção “sinto que me falta apoios” exigiria “faltam apoios”; “sentir meu” carece de complemento (“sentir-me meu” ou “sentir-te meu”, dependendo da intenção). Apesar disso, o texto mantém coerência temática e fluidez.

A abertura — “Por muito que ponha em causa meus ideais / Sinto que me faltam apoios incondicionais / E sinto o chão a fugir / Sem conseguir evitar cair” — estabelece o conflito central: a perda de estabilidade emocional e a ausência de suporte. A imagem do “chão a fugir” é eficaz, funcionando como metáfora de insegurança. A cadência é marcada pela repetição de “sinto”, que reforça o caráter introspectivo.

A secção seguinte — “Quero amar quem meu coração escolheu / E apenas gostava de sentir-me meu / Por muitas forças que possa ter / Não sei se as conseguirei manter” — articula o desejo de autenticidade afetiva e a dificuldade em sustentar forças internas. A expressão “sentir-me meu” sugere busca de identidade ou autonomia emocional, embora a formulação seja sintaticamente ambígua. O contraste entre “forças que possa ter” e “não sei se as conseguirei manter” reforça a tensão entre vontade e fragilidade.

A estrofe final — “Queria fazer o mundo feliz / Ajudar foi o que sempre quis / Mas sinto-me sem ar / E sem força para continuar” — encerra o poema com uma síntese clara da exaustão. A oposição entre o desejo altruísta (“fazer o mundo feliz”, “ajudar”) e a incapacidade atual (“sem ar”, “sem força”) cria um efeito de queda emocional que dialoga com a imagem inicial do chão a desaparecer. A simplicidade lexical contribui para a sinceridade do tom, embora limite a elaboração simbólica.

O texto inscreve-se num estilo lírico-confessional contemporâneo, marcado por linguagem direta, ausência de metáforas complexas e foco na expressão de vulnerabilidade. A força do poema reside na coerência emocional e na cadência simples que acompanha a sensação de desamparo. As fragilidades estão nos deslizes ortográficos e na construção sintática por vezes incompleta, mas o conjunto mantém unidade temática e expressa de forma clara a luta entre desejo, ideal e exaustão.

Criado em: Hoje 7:29:00

Links patrocinados