415. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - flavio silver. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de flavio silver.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. hoje vou cantar ao sol, bem perto do seu ouvido e os pardais virão poisar na minha testa. quem tiver coragem que venha comigo e traga viola. não se preocupe se não sentir nem picada de ave nem a pele estalar. meu caro, a imaginação tratará de nos servir essa consolação em taças de Loucura. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18595 © Luso-Poemas O texto apresenta-se como uma breve peça de prosa poética, construída sobre imagens de fantasia e liberdade, onde o quotidiano é transfigurado por uma imaginação deliberadamente desregrada. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenos deslizes: “poisar” deveria ser “pousar”; “meu caro” poderia beneficiar de vírgula antes de “meu caro”, para marcar a interpelação; “Loucura” surge com maiúscula, o que é aceitável como personificação, mas cria ligeira tensão estilística. A sintaxe é fluida, com frases longas que se apoiam na cadência oral, aproximando o texto de um registo performativo. A abertura — “hoje vou cantar ao sol, bem perto do seu ouvido” — estabelece de imediato o tom lúdico e surreal. A personificação do sol, tratado como entidade com ouvido, aproxima o texto de uma tradição poética que explora a intimidade com elementos naturais. A frase seguinte — “e os pardais virão pousar na minha testa.” — reforça o caráter fantástico, criando uma imagem que mistura delicadeza e absurdo. A escolha de “testa” como ponto de pouso intensifica a proximidade entre sujeito e natureza, sugerindo uma fusão entre corpo e ambiente. A passagem — “quem tiver coragem que venha comigo e traga viola.” — introduz um convite que funciona como abertura para um ritual imaginativo. A viola surge como símbolo de música, improviso e comunhão. A ausência de artigo (“traga viola”) aproxima o texto de um registo coloquial, reforçando a oralidade. A secção final — “não se preocupe se não sentir nem picada de ave nem a pele estalar. meu caro, a imaginação tratará de nos servir essa consolação em taças de Loucura.” — articula a dimensão metapoética. A referência à ausência de sensação física (“não sentir nem picada de ave nem a pele estalar”) sugere que a experiência descrita é puramente imaginária. A expressão “taças de Loucura” funciona como metáfora de excesso, liberdade e fantasia. A personificação da imaginação como servidora de consolação aproxima o texto de um registo onírico, onde o impossível é tratado com naturalidade. O poema inscreve-se num estilo lírico‑surrealista leve, marcado por imagens inesperadas, tom coloquial e fusão entre quotidiano e fantasia. A força do texto reside na espontaneidade imagética e na cadência oral que sustenta a construção de um pequeno cenário de delírio benigno. As fragilidades são mínimas, sobretudo na ortografia (“pousar”) e na ocasional quebra de formalidade sintática, mas essas escolhas parecem coerentes com o tom descontraído e imaginativo que o texto pretende transmitir. O conjunto apresenta unidade, leveza e uma imaginação que se afirma sem esforço.
Criado em: Hoje 20:42:54
|
|
|
|
||