416. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Carmélia. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Carmélia.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. A Paz interior vinda de Deus O vento e o mar Numa tarde de Domingo Fez-me a sonhar E encontrar a Paz comigo O mar a chamar Por mim com fortes movimentos O vento a soprar E no ouvido bem baixinho dizia Continua a viver e a sonhar Assim continuei E o sol no ar a brilhar No mar a reflectir E a felicidade nos meus olhos a espalhar Nos meus lábios a sorrir No meu coração me amar Em minha alma encontrar A Paz interior vinda de Deus. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18623 © Luso-Poemas O poema apresenta-se como uma composição lírica de tom espiritual, onde elementos naturais — vento, mar, sol — funcionam como mediadores de uma experiência interior de paz. A estrutura é simples, organizada em quadras que mantêm coerência temática e rítmica. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenos detalhes a notar: “reflectir” corresponde à grafia anterior ao Acordo Ortográfico, sendo hoje “refletir”; “Paz interior vinda de Deus” surge repetida no início e no fim, funcionando como refrão, mas a repetição poderia beneficiar de ligeira variação para evitar redundância. A sintaxe é clara, sem irregularidades significativas. A abertura — “A Paz interior vinda de Deus / O vento e o mar / Numa tarde de Domingo / Fez-me a sonhar / E encontrar a Paz comigo” — estabelece o tom contemplativo. A enumeração de elementos naturais cria uma atmosfera serena, enquanto a referência explícita à paz divina introduz dimensão espiritual. A construção “Fez-me a sonhar / E encontrar a Paz comigo” articula bem a ideia de revelação interior, embora a repetição de “Paz” possa parecer excessiva. A estrofe seguinte — “O mar a chamar / Por mim com fortes movimentos / O vento a soprar / E no ouvido bem baixinho dizia / Continua a viver e a sonhar” — reforça a personificação dos elementos naturais. O mar “chama”, o vento “diz”, criando uma relação íntima entre sujeito e natureza. A frase “Continua a viver e a sonhar” funciona como mensagem central, quase como conselho espiritual. A cadência é fluida, sustentada pela alternância entre imagens visuais e auditivas. A secção — “Assim continuei / E o sol no ar a brilhar / No mar a refletir / E a felicidade nos meus olhos a espalhar” — introduz o sol como elemento de iluminação. A imagem do brilho refletido no mar é convencional, mas eficaz dentro da simplicidade do poema. A construção “a felicidade nos meus olhos a espalhar” é sintaticamente aceitável, embora ligeiramente forçada; ainda assim, transmite bem a ideia de transformação interior. A estrofe final — “Nos meus lábios a sorrir / No meu coração me amar / Em minha alma encontrar / A Paz interior vinda de Deus.” — encerra o poema com tripla referência ao corpo: lábios, coração, alma. A progressão é clara, sugerindo que a paz espiritual se manifesta fisicamente e emocionalmente. A repetição do verso inicial cria circularidade, reforçando a ideia de retorno ao estado de serenidade. O texto inscreve-se num estilo lírico‑espiritual contemporâneo, marcado por simplicidade lexical, imagens naturais e tom devocional. A força do poema reside na coerência temática e na cadência suave que acompanha a experiência de contemplação. As fragilidades surgem na repetição excessiva de certas palavras e na ausência de imagens mais elaboradas, mas essa simplicidade parece deliberada e coerente com o tom espiritual que o texto pretende transmitir. O conjunto apresenta unidade, clareza e um ritmo adequado à serenidade evocada.
Criado em: Hoje 20:47:00
|
|
|
|
||