417. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Daniel Fiúza. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Daniel Fiúza.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. É mister passear no bricabraque sentir os nervos e ligar neurônios ficar contaminado de plutônios e na vida ainda se sentir um craque. Soltando rojão em vez de traque saindo do passado os meus sonhos nas minhas lembranças faço ataque lendo verdades de todos tamanhos. No baú velho da minha memória os tempos idos me rememorando fatos felizes da minha história. Nem tanta perda e nem tanta glória se comparadas as que estou passando somente a experiência é sucessória. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18716 © Luso-Poemas O poema organiza-se em três quadras de estrutura regular, sustentadas por rimas consoantes e por um tom leve que combina humor, introspeção e memória. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenas questões: “bricabraque” é grafia aceitável como aportuguesamento de bric-à-brac, mas permanece informal; “plutônios” mantém acento conforme a norma anterior ao Acordo Ortográfico, sendo hoje “plutônios” sem acento circunflexo; “craque” é coloquial, mas adequado ao tom do poema. A sintaxe é fluida, com versos bem encadeados e ritmo estável, sustentado pela métrica aproximada e pela musicalidade das rimas. A abertura — “É mister passear no bricabraque / sentir os nervos e ligar neurônios / ficar contaminado de plutônios / e na vida ainda se sentir um craque.” — estabelece o tom híbrido entre ironia e reflexão. A expressão “É mister” confere ao poema um sabor arcaizante, contrastando com termos contemporâneos como “neurônios” e “plutônios”. A mistura de campos semânticos — objetos velhos, ciência, humor — cria uma atmosfera de leve surrealismo. A ideia de “sentir-se um craque” funciona como contraponto irónico à contaminação metafórica, sugerindo que o eu lírico procura vitalidade ou estímulo no caos do “bricabraque”. A segunda quadra — “Soltando rojão em vez de traque / saindo do passado os meus sonhos / nas minhas lembranças faço ataque / lendo verdades de todos tamanhos.” — reforça o jogo humorístico. A oposição entre “rojão” e “traque” introduz contraste entre intensidade e insignificância, funcionando como metáfora para a força com que o eu lírico revisita o passado. A expressão “faço ataque” é sintaticamente abrupta, mas eficaz dentro do tom coloquial. A leitura de “verdades de todos tamanhos” sugere que a memória é heterogénea, composta por fragmentos que variam em importância e impacto. A terceira quadra — “No baú velho da minha memória / os tempos idos me rememorando / fatos felizes da minha história.” — introduz um tom mais nostálgico. A imagem do “baú velho” é convencional, mas funciona como símbolo de reminiscência. A construção “os tempos idos me rememorando” é sintaticamente aceitável, embora ligeiramente invertida, reforçando o tom poético. A quadra final — “Nem tanta perda e nem tanta glória / se comparadas as que estou passando / somente a experiência é sucessória.” — encerra o poema com reflexão sobre o presente. A oposição entre perda e glória sugere que a vida atual é mais complexa do que a memória idealizada. A expressão “somente a experiência é sucessória” funciona como síntese: o que permanece, o que se transmite, é a experiência acumulada, não os extremos emocionais. O texto inscreve-se num estilo lírico‑humorístico contemporâneo, com elementos de sátira leve, introspeção e uso de imagens que oscilam entre o quotidiano e o surreal. A força do poema reside na cadência regular, na combinação de humor com reflexão e na construção de um tom que evita dramatização, optando por ironia suave. As fragilidades são mínimas, sobretudo na ocasional informalidade lexical, mas essa informalidade é coerente com o tom geral. O conjunto apresenta unidade, ritmo e uma voz poética que se afirma pela leveza e pela capacidade de transformar memória em jogo verbal.
Criado em: Hoje 8:06:27
|
|
|
|
||