418. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - LuciAne.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de LuciAne.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Cedo se faz quando
amanheço.
Amarrotada,dEixo
acordar o sonho avesso.
Na gaveta,mil deLírios
bem dobrados.
Cedo,escOlho um sonho
azul,visto-me...
Saio céu,mas escurece,
vem tempestade...
Cubro-me então, escudo,
e mudo a canção que
afinada,me ensurdece.
Ensaio nuvens carregadas,
melodias,trovoadas...
Ah...isso me enCanta!
Ah...isso me espanta!
Se faz tão tArde,
eu preciso chover,
e úmida acolher meus
sonhos sEcos...
Escolher um verso
verde,e sair por aí
Regando um sonho
tRiste.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18717 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como uma peça de prosa poética fragmentada, sustentada por imagens que oscilam entre o onírico e o meteorológico, articulando o corpo, o sonho e a atmosfera como elementos de metamorfose emocional. A ortografia contém alguns desvios deliberados, sobretudo nas maiúsculas internas (“dEixo”, “deLírios”, “escOlho”, “enCanta”, “sEcos”, “tRiste”), que funcionam como recurso visual, mas quebram a norma padrão. A pontuação é mínima, e a sintaxe fragmentada reforça o caráter experimental do texto. A ausência de espaços após vírgulas em alguns versos (“Amarrotada,dEixo”; “Na gaveta,mil deLírios”; “melodias,trovoadas”) cria irregularidade gráfica que pode ser interpretada como escolha estilística, embora comprometa a fluidez.

A abertura — “Cedo se faz quando / amanheço.” — estabelece uma fusão entre tempo e corpo. O amanhecer é tratado como ação do sujeito, não como fenómeno natural, o que aproxima o poema de um registo introspectivo e simbólico. A frase seguinte — “Amarrotada,dEixo / acordar o sonho avesso.” — articula desorganização e inversão. O “sonho avesso” sugere que o despertar não traz clareza, mas desorientação. A imagem da gaveta com “mil deLírios / bem dobrados” reforça a ideia de que os sonhos são objetos manipuláveis, guardados e escolhidos como vestuário.

A secção — “Cedo,escOlho um sonho / azul,visto-me...” — utiliza a cor como elemento de identidade. O sonho azul funciona como peça de roupa emocional. A frase “Saio céu,mas escurece, / vem tempestade...” articula contraste entre expectativa luminosa e ameaça. A transformação do sujeito em “céu” reforça a fusão entre corpo e atmosfera, enquanto a tempestade introduz conflito.

A passagem — “Cubro-me então, escudo, / e mudo a canção que / afinada,me ensurdece.” — sugere defesa e saturação. A canção afinada que ensurdece cria paradoxo: aquilo que deveria harmonizar torna-se excesso. A fragmentação dos versos reforça a sensação de interrupção e mudança de estado.

A sequência — “Ensaio nuvens carregadas, / melodias,trovoadas...” — mistura elementos meteorológicos e musicais, aproximando o poema de um registo sinestésico. As interjeições — “Ah...isso me enCanta! / Ah...isso me espanta!” — introduzem contraste emocional, reforçando a ambivalência entre fascínio e medo.

A secção final — “Se faz tão tArde, / eu preciso chover, / e úmida acolher meus / sonhos sEcos...” — articula necessidade de transformação. O sujeito precisa “chover”, assumindo novamente características atmosféricas. A ideia de acolher sonhos secos com um corpo húmido sugere tentativa de revitalização. O fecho — “Escolher um verso / verde,e sair por aí / Regando um sonho / tRiste.” — encerra o poema com imagem agrícola, onde o verso verde funciona como semente ou ferramenta de cura. A repetição de maiúsculas internas reforça o caráter visual e experimental.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑experimental contemporâneo, marcado por fragmentação gráfica, sinestesia, fusão entre corpo e natureza, e uso de maiúsculas internas como recurso visual. A força do poema reside na imagética atmosférica e na capacidade de transformar estados emocionais em fenómenos meteorológicos. As fragilidades surgem na irregularidade gráfica e na ocasional quebra de fluidez sintática, mas essas escolhas parecem deliberadas dentro da estética adotada. O conjunto apresenta unidade simbólica e uma voz poética que se afirma pela experimentação formal.

Criado em: Hoje 8:10:13

Links patrocinados