420. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Edilley Possente.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Edilley Possente.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Controlar minha paixão
No desprezo pela vida
Incapaz da relação sexual
Quando sedemos a pressão
Na vontade de dominar seu corpo
Que desejo de possuir você na cama
Devia minha razão de agir na vida
Seremos viciosos no amor
Conduzir a vontade de sua língua
Depende do ponto de sua paixão
Você pode querer ou não
Das relações sexuais satisfazer
Na minha imaginação do prazer
A vontade se articula meu sangue
No fim aceito a demora do orgasmo
Moral ético do amor voluntário

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18738 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como uma reflexão sobre desejo, autocontrolo e tensão emocional, articulada em versos curtos que procuram explorar a relação entre paixão, vontade e ética. A ortografia contém alguns deslizes: “sedemos” deveria ser “cedemos”; “viciosos” é correto, mas o uso no contexto pode sugerir ambiguidade; “Moral ético” apresenta redundância semântica, já que “moral” e “ético” pertencem ao mesmo campo conceptual. A sintaxe é simples, por vezes excessivamente direta, e a ausência de pontuação mais estruturada contribui para uma cadência contínua, embora por vezes irregular.

A abertura — “Controlar minha paixão / No desprezo pela vida / Incapaz da relação sexual / Quando cedemos a pressão” — estabelece um conflito entre desejo e incapacidade. A expressão “desprezo pela vida” surge abrupta, sem desenvolvimento, criando uma tensão que não é totalmente explorada. A construção “incapaz da relação sexual” é sintaticamente rígida e poderia beneficiar de maior fluidez. A ideia de “ceder à pressão” introduz o tema da vontade e do autocontrolo, mas permanece pouco aprofundada.

A estrofe seguinte — “Na vontade de dominar seu corpo / Que desejo de possuir você na cama / Devia minha razão de agir na vida / Seremos viciosos no amor” — apresenta uma oscilação entre afirmações de desejo e tentativas de justificar esse desejo. A construção “devia minha razão de agir na vida” é sintaticamente ambígua e carece de clareza. A frase “Seremos viciosos no amor” sugere dependência emocional, mas o termo “viciosos” pode ser interpretado de forma excessivamente literal, enfraquecendo a nuance poética.

A secção — “Conduzir a vontade de sua língua / Depende do ponto de sua paixão / Você pode querer ou não / Das relações sexuais satisfazer” — articula a ideia de consentimento, embora de forma pouco precisa. A construção “das relações sexuais satisfazer” é sintaticamente truncada e prejudica a fluidez. A repetição de “vontade” e “paixão” reforça o campo semântico do desejo, mas sem aprofundamento simbólico.

A estrofe seguinte — “Na minha imaginação do prazer / A vontade se articula meu sangue / No fim aceito a demora do orgasmo / Moral ético do amor voluntário” — encerra o poema com tentativa de síntese entre desejo e ética. A expressão “a vontade se articula meu sangue” é imagética, mas carece de precisão sintática (“se articula ao meu sangue” seria mais adequado). A frase “aceito a demora do orgasmo” introduz elemento fisiológico que, embora não sexualizado, quebra o tom poético pela literalidade. O fecho — “Moral ético do amor voluntário” — procura elevar o discurso, mas a redundância entre “moral” e “ético” enfraquece a força conceptual.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑confessional direto, com forte presença de desejo e reflexão sobre autocontrolo, mas sem elaboração simbólica mais profunda. A força do poema reside na tentativa de articular tensão entre vontade e ética, embora essa articulação permaneça por vezes literal e pouco desenvolvida. As fragilidades surgem na sintaxe irregular, na repetição de termos sem expansão semântica e na presença de construções truncadas que prejudicam a fluidez. O conjunto apresenta coerência temática, mas carece de maior densidade imagética e precisão formal para atingir pleno impacto literário.

Criado em: Hoje 8:16:55

Links patrocinados