421. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - José Souza.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de José Souza.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Fui ver uns olhos
e deles retirei a beleza,
pude ver explícita
toda a sua grandeza.

Fui ver um olhar
e dele extraí a gratidão,
pude então contemplar
as janelas do coração.

Fui ver uns brilhos
e deles previ a sombra,
pude ver realçada
a grandeza que me toma.

Fui ver um sonho
e dele achei o sono,
pude ser afetado
por tanto abandono.

Fui ver a vida
e dela trouxe o tudo,
pude ter entre as mãos
o meu maior escudo.

Fui ver a gentileza
e dela obtive a graça,
pude então desfrutar
da delicadeza que passa.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18768 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em estrofes paralelas, sustentadas por uma estrutura repetitiva que funciona como eixo rítmico e conceptual: “Fui ver…” seguido de “e dele(s)…” estabelece um movimento constante de busca, observação e recolha simbólica. Essa repetição cria cadência e reforça a ideia de que cada elemento observado — olhos, olhar, brilhos, sonho, vida, gentileza — é menos objeto concreto e mais metáfora de estados afetivos. A ortografia é correta, sem deslizes relevantes, e a sintaxe é simples e fluida, com versos curtos que mantêm clareza e musicalidade.

A primeira estrofe — “Fui ver uns olhos / e deles retirei a beleza, / pude ver explícita / toda a sua grandeza.” — apresenta o gesto inaugural: olhar como fonte de beleza e grandeza. A construção é direta, sem ornamentos, e a palavra “explícita” reforça a ideia de revelação imediata. A simplicidade lexical contribui para um tom contemplativo.

A segunda estrofe — “Fui ver um olhar / e dele extraí a gratidão, / pude então contemplar / as janelas do coração.” — desloca o foco da beleza para a gratidão. A metáfora “janelas do coração” é convencional, mas funciona dentro da lógica do poema, que privilegia imagens acessíveis e emotivas. A progressão entre ver, extrair e contemplar cria continuidade.

A terceira estrofe — “Fui ver uns brilhos / e deles previ a sombra, / pude ver realçada / a grandeza que me toma.” — introduz contraste entre brilho e sombra. A ideia de prever sombra a partir de brilhos sugere ambiguidade emocional, embora o verso “a grandeza que me toma” retome o tom afirmativo das estrofes anteriores. A construção mantém coerência, mas poderia beneficiar de maior precisão imagética para evitar repetição conceptual.

A quarta estrofe — “Fui ver um sonho / e dele achei o sono, / pude ser afetado / por tanto abandono.” — apresenta mudança de tom. O abandono surge como contraponto à beleza e gratidão anteriores. A relação entre sonho e sono é tratada de forma literal, mas funciona como metáfora de cansaço emocional. A expressão “pude ser afetado” é correta, embora ligeiramente prosaica.

A quinta estrofe — “Fui ver a vida / e dela trouxe o tudo, / pude ter entre as mãos / o meu maior escudo.” — retoma o tom afirmativo. A vida é apresentada como totalidade (“o tudo”), e o “escudo” funciona como símbolo de proteção. A imagem é simples, mas eficaz dentro da economia verbal do poema.

A última estrofe — “Fui ver a gentileza / e dela obtive a graça, / pude então desfrutar / da delicadeza que passa.” — encerra o texto com suavidade. A relação entre gentileza, graça e delicadeza reforça o campo semântico da leveza e da sensibilidade. A expressão “delicadeza que passa” sugere transitoriedade, criando fecho melancólico.

O poema inscreve-se num estilo lírico‑contemplativo contemporâneo, marcado por simplicidade lexical, repetição estrutural e foco na observação de elementos simbólicos. A força do texto reside na cadência regular e na coerência temática, que constrói um percurso emocional através de imagens acessíveis. As fragilidades surgem na repetição de conceitos semelhantes (“beleza”, “grandeza”, “graça”, “delicadeza”), que pode reduzir a densidade simbólica, mas essa repetição é também parte da estética adotada. O conjunto apresenta unidade, clareza e um tom sereno que se mantém ao longo de todas as estrofes.

Criado em: Hoje 15:15:17

Links patrocinados