424. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Hisalena. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Hisalena.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Amei-te com a força intempestiva do vento norte, Com o fogo ardente que brota dos misteriosos vulcões, amei-te com o estrondo iluminado de mil trovões, Como lotaria onde se materializa o azar e a sorte. Amei-te com a leveza cristalina do mais puro cristal, Com o perfume das rosas que abrem os seus botões, Amei-te com a doentia esperança que é fatal, Com a coragem destemida dos mais ferozes leões. Amei-te cada dia que passou desde que te conheci, Amei-te cada hora que por ti esperei e te desejei, Amei-te cada minuto desde que ansiei por ti, Amei-te cada segundo que contigo eu passei. Amei-te… mas afinal foi tudo tempo perdido… Partiste com as mãos vazias com que chegaste, Deixaste apenas o meu coração no chão caído E a certeza de que afinal tu nunca me amaste… Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18785 © Luso-Poemas O poema organiza-se em quatro quadras e um fecho conclusivo, sustentado por uma estrutura paralelística marcada pela repetição de “Amei‑te”, que funciona como eixo rítmico e emocional. Essa anáfora cria cadência insistente, reforçando a intensidade afetiva e a progressão temporal — dias, horas, minutos, segundos — que culmina na desilusão final. A ortografia é correta, sem deslizes relevantes, e a sintaxe é clara, com versos bem encadeados. A métrica é irregular, mas a musicalidade é mantida pela rima consoante e pela repetição estrutural. A primeira quadra — “Amei‑te com a força intempestiva do vento norte, / Com o fogo ardente que brota dos misteriosos vulcões, / amei‑te com o estrondo iluminado de mil trovões, / Como lotaria onde se materializa o azar e a sorte.” — apresenta uma sucessão de imagens naturais intensas: vento, fogo, vulcões, trovões. A comparação com a lotaria introduz elemento de imprevisibilidade. A construção é marcada por hipérbole, aproximando o poema de um registo lírico exaltado. A repetição de “Amei‑te” no início e no meio da quadra cria leve quebra de uniformidade, mas não compromete a fluidez. A segunda quadra — “Amei‑te com a leveza cristalina do mais puro cristal, / Com o perfume das rosas que abrem os seus botões, / Amei‑te com a doentia esperança que é fatal, / Com a coragem destemida dos mais ferozes leões.” — contrapõe leveza e pureza a esperança “doentia” e coragem “destemida”. A oscilação entre fragilidade e força reforça a ambivalência do sentimento. A expressão “doentia esperança que é fatal” é eficaz na criação de tensão emocional, embora o adjetivo “doentia” possa parecer excessivamente literal. A quadra mantém coerência imagética, alternando elementos naturais e simbólicos. A terceira quadra — “Amei‑te cada dia que passou desde que te conheci, / Amei‑te cada hora que por ti esperei e te desejei, / Amei‑te cada minuto desde que ansiei por ti, / Amei‑te cada segundo que contigo eu passei.” — é a mais regular do poema. A progressão temporal é clara e bem construída, reforçando a ideia de amor contínuo e totalizante. A repetição anafórica é aqui mais eficaz, criando ritmo quase litânico. A simplicidade lexical contribui para a força emocional da quadra. A quarta quadra — “Amei‑te… mas afinal foi tudo tempo perdido… / Partiste com as mãos vazias com que chegaste, / Deixaste apenas o meu coração no chão caído / E a certeza de que afinal tu nunca me amaste…” — introduz a viragem dramática. A presença de reticências reforça a quebra emocional, embora o uso repetido possa parecer ligeiramente excessivo. A imagem das “mãos vazias” é simples, mas eficaz como símbolo de ausência. O verso final sintetiza a desilusão, encerrando o poema com clareza. O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico contemporâneo, marcado por hipérbole, imagética natural intensa, repetição anafórica e construção emocional direta. A força do poema reside na cadência insistente de “Amei‑te”, que estrutura o discurso e reforça a intensidade afetiva. As fragilidades surgem na ocasional repetição de imagens convencionais (vento, fogo, rosas, leões) e no uso de adjetivação intensa que pode parecer excessiva, mas essas escolhas são coerentes com o tom romântico exaltado que o poema pretende transmitir. O conjunto apresenta unidade temática, ritmo consistente e uma progressão emocional clara que culmina num fecho eficaz.
Criado em: Hoje 15:24:07
|
|
|
|
||