425. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Paulino Vergetti Net. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Paulino Vergetti Net. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Nossos beijos têm sabor de mel, certamente caem de algum céu que nossos olhos não vêem. Tua pele é mansa brisa que levemente não me avisa quando me dá um abraço. Teu amor é a minha alma viva que sem se despedir fica e vai embora como um beija-flor que sem relógio ou hora inexiste vivo, sem se esconder em qualquer abrigo, mas a voar entre nossos olhos. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18786 © Luso-Poemas O poema organiza-se em versos curtos, de cadência suave, sustentados por imagens sensoriais que aproximam o amor de elementos naturais — mel, céu, brisa, beija‑flor — construindo um universo lírico de delicadeza e movimento. A ortografia é correta, sem deslizes relevantes, e a sintaxe é simples, fluida, com predominância de frases curtas que reforçam o tom intimista. A ausência de pontuação mais marcada contribui para a continuidade emocional, embora por vezes reduza a precisão rítmica. A abertura — “Nossos beijos têm sabor de mel, / certamente caem de algum céu / que nossos olhos não vêem.” — estabelece o campo simbólico do poema. A metáfora do mel é convencional, mas eficaz dentro da estética de suavidade adotada. A ideia de beijos que “caem de algum céu” reforça a dimensão idealizada do amor, enquanto o verso final introduz leve melancolia ao sugerir que esse céu é invisível. A construção mantém coerência imagética. A estrofe seguinte — “Tua pele é mansa brisa / que levemente não me avisa / quando me dá um abraço.” — utiliza a brisa como metáfora de toque. A expressão “não me avisa” cria contraste entre suavidade e surpresa, reforçando a ideia de espontaneidade afetiva. A cadência é simples, sustentada pela rima discreta entre “brisa” e “avisa”. A passagem — “Teu amor é a minha alma viva / que sem se despedir / fica e vai embora” — introduz ambivalência. O amor é simultaneamente presença e ausência, movimento e instabilidade. A construção “fica e vai embora” é eficaz na criação de tensão emocional, embora permaneça literal. A sequência — “como um beija‑flor / que sem relógio ou hora / inexiste vivo,” — reforça o caráter errante do amor. A imagem do beija‑flor é adequada ao tom leve do poema, mas o verso “inexiste vivo” é sintaticamente estranho: a combinação de “inexistir” com “vivo” cria paradoxo que pode ser interpretado como tentativa de expressar fugacidade, embora a formulação seja pouco precisa. A estrofe final — “sem se esconder em qualquer abrigo, / mas a voar entre nossos olhos.” — encerra o poema com imagem de movimento contínuo. A ideia de voar “entre nossos olhos” reforça a intimidade e a ligação direta entre os sujeitos. A construção é simples, mas eficaz dentro da estética adotada. O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico contemporâneo, marcado por imagens naturais, metáforas suaves e cadência emocional contínua. A força do poema reside na delicadeza imagética e na coerência entre os elementos simbólicos escolhidos. As fragilidades surgem na ocasional literalidade e em algumas construções menos precisas (“inexiste vivo”), mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta fluidez, clareza e um tom afetivo que se mantém ao longo de todos os versos.
Criado em: Hoje 7:16:50
|
|
|
|
||