429. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Luz&Sombra. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Luz&Sombra. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Não consigo suster estas lágrimas que parecem frias e cheias de vazio. Hoje, não consigo ocultar o quanto estou triste e deixo-me vencer por esta força suprema e triste que nasce nos meus olhos e morre na minha boca. Estas lágrimas sem sal e sabor, sem cor e sem afecto que não consigo secar. Estas lágrimas, que provocas em mim sem dó nem piedade. Estas lágrimas de um amor que cessou... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18916 © Luso-Poemas O poema organiza-se em cinco segmentos curtos, cada um centrado na imagem das lágrimas como manifestação física de tristeza e esvaziamento emocional. A estrutura é simples, com frases diretas e cadência lenta, reforçada pela repetição anafórica de “Estas lágrimas”, que funciona como eixo rítmico e conceptual. A ortografia é correta, sem deslizes relevantes; apenas “afecto” surge na grafia pré‑Acordo Ortográfico, sendo hoje “afeto”, mas a forma utilizada permanece válida no português europeu. A sintaxe é clara, com predominância de orações coordenadas e construções lineares que reforçam o tom confessional. A abertura — “Não consigo suster estas lágrimas que parecem frias e cheias de vazio.” — estabelece imediatamente o campo emocional do poema. A combinação de “frias” e “cheias de vazio” cria paradoxo sensorial que reforça a ideia de dor interior. A frase é sintaticamente correta e eficaz na criação de atmosfera. A segunda passagem — “Hoje, não consigo ocultar o quanto estou triste e deixo-me vencer por esta força suprema e triste que nasce nos meus olhos e morre na minha boca.” — apresenta a imagem mais elaborada do texto. A “força suprema e triste” que nasce nos olhos e morre na boca sugere um percurso emocional que não chega a ser verbalizado, reforçando a ideia de silêncio e contenção. A construção é longa, mas fluida, sem quebras sintáticas. A terceira secção — “Estas lágrimas sem sal e sabor, sem cor e sem afecto que não consigo secar.” — utiliza enumeração para reforçar a ausência de vitalidade. A repetição de “sem” cria ritmo e acentua a ideia de esvaziamento. A frase é correta, embora a ausência de verbo principal explícito (a oração termina em relativo) crie leve suspensão, coerente com o tom do poema. A quarta passagem — “Estas lágrimas, que provocas em mim sem dó nem piedade.” — é a mais direta. A construção é sintaticamente incompleta — trata-se de uma oração subordinada sem oração principal — mas essa incompletude funciona como recurso expressivo, reforçando a interrupção emocional. A expressão “sem dó nem piedade” introduz acusação implícita, criando tensão entre sujeito e destinatário. A última secção — “Estas lágrimas de um amor que cessou...” — encerra o poema com clareza temática. A utilização de reticências sugere continuidade da dor, mesmo após a declaração de fim. A frase é simples, mas eficaz como fecho. O texto inscreve-se num estilo lírico‑confessional contemporâneo, marcado pela simplicidade lexical, pela repetição anafórica e pela construção de imagens emotivas centradas no corpo e na sensação física da tristeza. A força do poema reside na economia verbal e na coerência entre as imagens das lágrimas e o tema da perda. As fragilidades são mínimas, sobretudo na ocasional incompletude sintática, que aqui funciona como recurso expressivo. O conjunto apresenta unidade, clareza e um tom emocional contido que se mantém ao longo de todos os segmentos.
Criado em: Hoje 20:43:43
|
|
|
|
||