430. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Helpinha.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Helpinha. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

É louco esse amor..
Porque ele me faz,
Sempre te querer mais!
Quando vou sair.
Penso em ti encontrar.
Se penso em escrever.
Penso logo em ti!
Se penso em cantar.
É a ti que quero encantar!
E quando vou deitar,
É em ti que vou primeiro pensar!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18970 © Luso-Poemas

O poema estrutura-se em versos curtos, de construção simples e repetitiva, sustentados por uma sequência de ações que remetem sempre ao mesmo centro afetivo. A cadência é marcada pela anáfora “penso”, que funciona como eixo rítmico e reforça a ideia de obsessão amorosa. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenos detalhes formais: o uso de reticências após “É louco esse amor..” apresenta dois pontos em vez de três, o que constitui irregularidade gráfica; a pontuação é mínima e, por vezes, ausente em finais de verso, mas isso não compromete a inteligibilidade. A sintaxe é clara, com predominância de frases coordenadas e construções diretas.

A abertura — “É louco esse amor.. / Porque ele me faz, / Sempre te querer mais!” — estabelece o tom emocional do poema. A repetição de “mais” reforça a intensidade afetiva. A construção “Porque ele me faz,” seguida de quebra de verso cria ligeira suspensão, mas mantém coerência com o ritmo simples adotado. A presença de vírgula após “faz” é correta, embora o verso seguinte funcione como continuação direta da oração.

A sequência — “Quando vou sair. / Penso em ti encontrar.” — apresenta irregularidade na pontuação: o ponto após “sair” cria uma pausa excessiva, enquanto o verso seguinte mantém estrutura sintática correta, mas com inversão leve (“em ti encontrar”) que, embora compreensível, é menos natural do que “encontrar-te”. A escolha pode ser interpretada como tentativa de manter musicalidade.

A passagem — “Se penso em escrever. / Penso logo em ti!” — retoma a estrutura condicional. O ponto após “escrever” volta a criar pausa abrupta, mas não prejudica a leitura. A repetição de “penso” reforça o caráter insistente do sentimento.

A estrofe seguinte — “Se penso em cantar. / É a ti que quero encantar!” — apresenta paralelismo bem construído. A rima entre “cantar” e “encantar” cria musicalidade evidente, aproximando o poema de um registo popular. A sintaxe é correta e fluida.

O fecho — “E quando vou deitar, / É em ti que vou primeiro pensar!” — encerra o poema com coerência temática. A construção é clara, sem desvios ortográficos ou sintáticos. A repetição de “pensar” reforça a ideia de que o sujeito poético está emocionalmente centrado numa única figura.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑popular contemporâneo, marcado pela simplicidade lexical, pela repetição anafórica e pela construção de versos curtos que privilegiam musicalidade e espontaneidade. A força do poema reside na coerência entre forma e conteúdo: a repetição de ações quotidianas associadas ao pensamento amoroso cria unidade emocional. As fragilidades surgem na pontuação irregular e em algumas inversões sintáticas que poderiam ser mais naturais, mas essas escolhas não comprometem a clareza nem a intenção expressiva. O conjunto apresenta leveza, ritmo e uma expressão afetiva direta.

Criado em: Hoje 20:45:37

Links patrocinados