441. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Jacimara Tenório. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Jacimara Tenório. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Eu nunca escolhi que acontecesse Aos poucos fui lhe percebendo E como criança lhe descobrindo Se me dar conta desse sentimento Arriscava os primeiros olhares Sem entender o que estava acontecendo Aqui dentro um aperto no peito Toda vez que lhe via chegando E todos os caminhos que seguia Sempre era você minha direção Essa amizade que se tornou amor De todas, foi a minha melhor criação. Com o tempo foi me aperfeiçoando Na arte de lhe reter em meus olhos Contentando-me com você apenas em sonhos Não sei até quando conseguirei esconder Esse amor imenso guardado dentro de mim Seria mais fácil te esquecer? Falar seria tão fácil assim? Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19242 © Luso-Poemas O poema apresenta-se como narrativa lírica de um amor que nasce lentamente, cresce em silêncio e se transforma em conflito interior entre desejo e contenção. A estrutura é contínua, sem divisão em estrofes, sustentada por versos longos que se aproximam da prosa poética. A ortografia apresenta alguns deslizes: “lhe percebendo” e “lhe descobrindo” são construções pouco naturais no português europeu, onde a norma favorece “percebendo-te” e “descobrindo-te”; “Se me dar conta” deveria ser “Sem me dar conta”; “lhe via chegando” deveria ser “te via chegar”; “lhe reter” deveria ser “reter-te”; “Contentando-me com você apenas em sonhos” apresenta mistura de pronomes (“você”) que destoa do restante texto; “Seria mais fácil te esquecer?” mantém coerência com o uso brasileiro, mas não com o europeu. A pontuação é mínima, com ausência de vírgulas que poderiam organizar melhor o fluxo sintático. A abertura — “Eu nunca escolhi que acontecesse / Aos poucos fui lhe percebendo / E como criança lhe descobrindo” — estabelece o tom de descoberta involuntária. A construção é clara, embora marcada por pronominalização pouco natural no português europeu. A comparação com a criança reforça a ideia de ingenuidade e surpresa. A frase “Sem me dar conta desse sentimento” (corrigindo o erro presente) funciona como transição para a consciência emocional. A passagem — “Arriscava os primeiros olhares / Sem entender o que estava acontecendo / Aqui dentro um aperto no peito / Toda vez que lhe via chegando” — apresenta coerência temática. A imagem do “aperto no peito” é convencional, mas eficaz. A construção “lhe via chegando” é sintaticamente aceitável no português brasileiro, mas menos natural no europeu. A sequência mantém ritmo e clareza. A secção — “E todos os caminhos que seguia / Sempre era você minha direção / Essa amizade que se tornou amor / De todas, foi a minha melhor criação.” — introduz a transformação da amizade em amor. A frase “Sempre era você minha direção” apresenta inversão leve, mas compreensível. A metáfora da “melhor criação” é interessante, embora ligeiramente abstrata. A sintaxe é fluida. A passagem — “Com o tempo foi me aperfeiçoando / Na arte de lhe reter em meus olhos / Contentando-me com você apenas em sonhos” — apresenta maior intensidade emocional. A construção “lhe reter” é incorreta no português europeu; “reter-te” seria adequado. A frase “Contentando-me com você apenas em sonhos” reforça a ideia de amor não realizado, mas a mudança de pronome quebra a uniformidade estilística. O fecho — “Não sei até quando conseguirei esconder / Esse amor imenso guardado dentro de mim / Seria mais fácil te esquecer? / Falar seria tão fácil assim?” — encerra o poema com duas perguntas retóricas que reforçam o conflito entre silêncio e revelação. A construção é clara, sem erros sintáticos relevantes. A repetição de “fácil” cria cadência suave e reforça a dúvida. O texto inscreve-se num estilo lírico‑narrativo contemporâneo, marcado pela introspeção, pela simplicidade lexical e pela construção de uma pequena história emocional que evolui de descoberta a dilema. A força do poema reside na coerência temática e na progressão afetiva bem delineada. As fragilidades surgem na pronominalização irregular, na mistura de normas linguísticas e na ausência de pontuação que poderia organizar melhor o fluxo sintático, mas essas questões não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta uma voz poética contida, centrada na vulnerabilidade e na dificuldade de verbalizar o amor.
Criado em: Hoje 15:49:33
|
|
|
|
||