451. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Liliana Jardim.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Liliana Jardim. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Meu olhar vagueia pelo céu infindo
Meu coração embala nas ondas do mar
Meu corpo relaxa no calhau puro da praia
Ao som das gaivotas no seu voar
Deixando-se penetrar pelo sol de Outono
Que aquece minha alma nostálgica e carente
Meu pensamento agita-se, torna-se
Audaz, confuso e persistente.
Com lembranças que invadem minha mente
Tal e qual imagens gravadas em flash
Agitando o meu ser novamente
Apertando meu estômago de ansiedade
Tornando mais dorida a minha alma.
Carente, ávida da tua amizade
Do teu sorriso e do teu olhar.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19657 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como meditação sensorial e afetiva, articulada em versos livres que alternam entre descrição da paisagem e introspeção emocional. A estrutura é contínua, sem estrofes marcadas, o que reforça a fluidez do pensamento e a forma como as imagens naturais se misturam com o estado interior. A ortografia é correta, com atenção adequada aos acentos (“ávida”, “Outono”), e a sintaxe mantém-se clara, ainda que marcada por algumas inversões que intensificam o tom contemplativo. A pontuação é discreta, mas suficiente para organizar o ritmo.

A abertura — “Meu olhar vagueia pelo céu infindo / Meu coração embala nas ondas do mar / Meu corpo relaxa no calhau puro da praia / Ao som das gaivotas no seu voar” — estabelece o triplo movimento do sujeito: olhar, coração e corpo, cada um associado a um elemento natural. A construção é equilibrada, com paralelismo eficaz. A expressão “céu infindo” é tradicional, mas bem integrada. “Calhau puro da praia” cria imagem concreta, embora ligeiramente abrupta pela escolha de “puro”, que aqui funciona mais como intensificador do cenário do que como adjetivo descritivo.

A frase — “Deixando-se penetrar pelo sol de Outono / Que aquece minha alma nostálgica e carente” — introduz o primeiro ponto de viragem emocional. A construção reflexiva “Deixando-se penetrar” é correta, embora algo pesada. O “sol de Outono” funciona como metáfora de calor suave, coerente com o tom melancólico. A caracterização da alma como “nostálgica e carente” é direta, sem ornamento excessivo.

O bloco seguinte — “Meu pensamento agita-se, torna-se / Audaz, confuso e persistente.” — apresenta ritmo mais fragmentado. A quebra entre “torna-se” e “Audaz” cria pausa expressiva. A enumeração de qualidades do pensamento é eficaz, com adjetivos que sugerem simultaneamente força e desorientação. A pontuação aqui é bem usada para marcar a mudança de cadência.

A secção — “Com lembranças que invadem minha mente / Tal e qual imagens gravadas em flash / Agitando o meu ser novamente / Apertando meu estômago de ansiedade / Tornando mais dorida a minha alma.” — intensifica o movimento interior. A comparação “Tal e qual imagens gravadas em flash” é clara, embora de registo mais contemporâneo do que o restante poema, criando leve contraste estilístico. A sequência de verbos (“invadem”, “agitando”, “apertando”, “tornando”) cria progressão emocional coerente. A expressão “dorida a minha alma” é correta, ainda que marcada por ligeira redundância afetiva.

O fecho — “Carente, ávida da tua amizade / Do teu sorriso e do teu olhar.” — encerra o poema com simplicidade. A construção é clara, com enumeração de elementos afetivos que reforçam a dimensão relacional do texto. A escolha de “ávida” é precisa, conferindo intensidade sem exagero. O verso final, curto, funciona como conclusão suave, mantendo o tom melancólico.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑intimista, marcado pela fusão entre paisagem natural e emoção, pela cadência suave dos versos e pela progressão que vai do exterior contemplado ao interior agitado. A força do poema reside na coerência imagética e na fluidez sintática, que articulam nostalgia, desejo e inquietação de forma equilibrada. As fragilidades são mínimas, limitadas a pequenas escolhas lexicais que criam ligeiro desvio de tom (“flash”), mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz sensível, que transforma o cenário natural em espelho da emoção.

Criado em: Hoje 21:31:50

Links patrocinados