460. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - antoniomaia. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de antoniomaia. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
E palavras de agradecimento? Mas tenho de agradecer. Graças à vida! Sabia que existias, muitas vezes te procurei, Algumas desisti, finalmente cruzámos. Aí, nesse instante que nos olhámos bem de perto, Quando realmente mergulhei nos teus olhos. Aí, instante em que ouvi a tua voz, Ali, quando caminhámos bem lado a lado, Quando quase te pude cheirar. Senti, senti que tinha nascido. Posso nunca mais ver, Mas que importa? Esse momento é meu! Só eu sei como o quis, como o desejei… E foi-me dado, naturalmente. Graças à vida! Não foi nem antes, nem depois, Foi ali, naquele instante. Posso até morrer agora, Nada apagará o sorriso do momento. É à vida que agradeço. Nasceu!… Foi momento de nascimento, E o nascimento do momento. Nasceu!… Irei tratá-lo, assim… com o amor dum filho, Obrigado vida, por esse filho maravilhoso E obrigado a ti, mãe, por o teres parido, ali… O momento, naquele instante, Quando realmente mergulhei nos teus olhos. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20035 © Luso-Poemas O poema organiza-se como meditação afetiva sobre o instante vivido, estruturado em blocos que alternam entre reconhecimento, memória sensorial e uma metáfora de nascimento que se torna o eixo simbólico da composição. A construção sintática é clara, com períodos curtos que reforçam a intensidade emocional. A ortografia é, no geral, correta, com atenção aos acentos (“à vida”, “olhámos”), embora haja pequenos pontos a notar: “dum filho” é forma popular válida, mas cria ligeira dissonância dentro de um registo predominantemente cuidado; “dirigido à mim” não aparece aqui, mas o uso de “à vida” está correto; o emprego de reticências é frequente, mas funcional. A pontuação, sobretudo o uso de exclamações, é expressiva sem se tornar excessiva. A abertura — “E palavras de agradecimento? / Mas tenho de agradecer. / Graças à vida!” — estabelece o tom de reconhecimento. A pergunta inicial cria pausa reflexiva, seguida de afirmação que organiza o movimento do poema. A expressão “Graças à vida!” funciona como refrão emocional, retomado mais adiante com coerência. O bloco seguinte — “Sabia que existias, muitas vezes te procurei, / Algumas desisti, finalmente cruzámos.” — apresenta cadência narrativa. A construção é sintaticamente correta, com enumeração que reforça a busca prolongada. A frase “finalmente cruzámos” é eficaz, embora marcada por ligeira elipse (“cruzámos caminhos” seria mais explícito). A secção — “Aí, nesse instante que nos olhámos bem de perto, / Quando realmente mergulhei nos teus olhos.” — mantém coerência imagética. A construção é clara, com paralelismo entre “instante” e “quando”. O verbo “mergulhei” intensifica a dimensão sensorial. O verso seguinte — “Ali, quando caminhámos bem lado a lado, / Quando quase te pude cheirar.” — reforça a proximidade física. A repetição de “quando” cria ritmo, embora ligeiramente redundante. A frase “Senti, senti que tinha nascido.” é eficaz, com repetição que marca revelação. A secção — “Posso nunca mais ver, / Mas que importa? Esse momento é meu!” — introduz contraste entre perda e posse. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de interrogação. A frase “Esse momento é meu!” reforça a centralidade do instante. O bloco — “Só eu sei como o quis, como o desejei… / E foi-me dado, naturalmente. / Graças à vida!” — apresenta cadência suave. A repetição do refrão mantém unidade temática. As reticências funcionam como prolongamento emocional. O período — “Não foi nem antes, nem depois, / Foi ali, naquele instante.” — é claro e eficaz, com paralelismo que reforça a precisão temporal. A secção seguinte — “Posso até morrer agora, / Nada apagará o sorriso do momento. / É à vida que agradeço.” — articula intensidade e gratidão. A construção é correta, com cadência marcada. A frase final do bloco mantém coerência com o refrão. A parte final — “Nasceu!… / Foi momento de nascimento, / E o nascimento do momento.” — introduz jogo semântico que funciona como eixo simbólico. A construção é clara, com repetição que reforça a ideia de simultaneidade. O verso — “Irei tratá-lo, assim… com o amor dum filho,” — apresenta metáfora eficaz, embora “dum” crie leve informalidade. O fecho — “Obrigado vida, por esse filho maravilhoso / E obrigado a ti, mãe, por o teres parido, ali… / O momento, naquele instante, / Quando realmente mergulhei nos teus olhos.” — encerra o poema com retorno ao núcleo afetivo. A construção é sintaticamente correta, com paralelismo entre “vida” e “mãe”. A metáfora do momento como filho é coerente com o percurso simbólico. A repetição do verso inicial sobre os olhos reforça a circularidade. O texto inscreve-se num estilo lírico‑intimista, marcado pela fusão entre memória sensorial, gratidão e simbolismo do instante. A força do poema reside na cadência emocional e na metáfora central do nascimento, que organiza o percurso afetivo. As fragilidades são mínimas, limitadas a pequenas redundâncias e escolhas lexicais ligeiramente informais, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz clara, que transforma um momento vivido em eixo de revelação e agradecimento.
Criado em: Hoje 21:04:13
|
|
|
|
||