475. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Cássio Árvore..
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Cássio Árvore. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

O ventilador está cheio de homens
Não posso contemplá-lo!
Contemplá-lo seria
Contemplar a miséria,
O desleal.
Seria silenciar-se
Diante da desgraça,
Da fabrica e de duras horas de trabalho.
Procurei o que contemplar...
Mas o ventilador esta lá
Me devolvendo à cidade,
Me fabricando um homem moderno
De olhos fechados e boca aberta,
De ouvidos fechados e alma também,
Que acredita e ora a maquina e ao lucro.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20719 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como denúncia social em tom quase manifesto, articulando a alienação do indivíduo perante a máquina, o trabalho e a lógica do lucro. A estrutura é livre, sem métrica fixa, com versos curtos que funcionam como unidades de choque e interrupção. A ortografia é correta, sem deslizes, e a sintaxe mantém-se clara, embora deliberadamente fragmentada para reforçar a sensação de desconforto e desumanização. O texto inscreve-se num estilo lírico‑social, com forte inclinação para o expressionismo crítico.

A abertura — “O ventilador está cheio de homens / Não posso contemplá-lo!” — estabelece imediatamente a metáfora central. A construção é sintaticamente correta, com uso eficaz da exclamação para marcar repulsa. A imagem do ventilador “cheio de homens” é forte, sugerindo corpos triturados pela máquina ou absorvidos pelo sistema produtivo. A recusa em contemplá-lo reforça o tom de denúncia.

O bloco — “Contemplá-lo seria / Contemplar a miséria, / O desleal.” — apresenta fragmentação deliberada. A construção é clara, com uso adequado de vírgulas. A enumeração “miséria, / O desleal” funciona como acusação moral, ampliando o alcance simbólico da máquina. A cadência é pausada, coerente com o peso das imagens.

A secção — “Seria silenciar-se / Diante da desgraça, / Da fabrica e de duras horas de trabalho.” — intensifica a crítica social. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de vírgulas e concordância. A ausência de acento em “fabrica” deveria ser corrigida para “fábrica”. O verso articula bem a relação entre máquina, trabalho e sofrimento, reforçando o tom de denúncia.

O bloco — “Procurei o que contemplar... / Mas o ventilador esta lá / Me devolvendo à cidade,” — apresenta movimento de busca frustrada. A construção é clara, com uso eficaz das reticências. A ausência de acento em “está” deveria ser corrigida. A imagem do ventilador que “devolve à cidade” é forte, sugerindo que a máquina reconduz o sujeito ao espaço urbano e ao ciclo de alienação.

A secção — “Me fabricando um homem moderno / De olhos fechados e boca aberta, / De ouvidos fechados e alma também,” — articula a crítica à desumanização. A construção é sintaticamente correta, com paralelismo que reforça a ideia de fechamento sensorial e espiritual. A expressão “me fabricando um homem moderno” sintetiza o tema central: o indivíduo como produto da máquina. A cadência mantém coerência com o tom expressionista.

O fecho — “Que acredita e ora a maquina e ao lucro.” — encerra o poema com acusação direta. A construção é clara, embora “maquina” devesse ser acentuado (“máquina”). O verso final sintetiza o percurso crítico: o homem moderno transformado em devoto da máquina e do lucro, alienado e desumanizado.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑social expressionista, explorando a alienação do indivíduo através de metáforas industriais e imagens de desumanização. A força do poema reside na clareza sintática, na coerência imagética e na contundência da crítica. As fragilidades concentram-se apenas na ausência de acentos em “fábrica”, “está” e “máquina”, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz crítica e incisiva, que transforma o quotidiano urbano em símbolo de opressão moderna.

Criado em: Hoje 13:16:42

Links patrocinados