487. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - poeta-perdido. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de poeta-perdido. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
No despertar, Sublinho a ideia que vou ter que me levantar... Acordo levemente e fortaleço a vontade, que se estende diante do meu espírito... E me morde carinhosamente, respirei silenciosamente e soprei jazz... Música que atenua a alma e clarifica a mente... que se espalha através das veias e solidifica o sentimento de Liberdade e paz de alma! Sonhando com um futuro próspero mas incerto... garantindo a presença da poesia em todo ele. Apalpando essa ambição, dissolvida no meu coração, agarro o passado com uma só mão... e viajo lentamente pelo outro, pela minha poesia de antes, Por algo que desapareceu, morreu, E que eu melancolicamente fiz renascer... Das cinzas ou não, fiz renascer e despertar um sentimento novo em mim, A perda, mas a memória que prevalece sobre aqueles poemas, escritos na minha alma... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21233 © Luso-Poemas A estrutura é fragmentada, com versos curtos e pausas marcadas por reticências, criando cadência meditativa que acompanha o movimento interior da voz poética. A ortografia apresenta alguns deslizes que merecem correção: “imovél” deveria ser “imóvel” (embora não pertença a este texto, mas surge em outro anterior), e aqui “á” não aparece, mas “Liberdade” surge com maiúscula num contexto em que não é substantivo próprio; ainda assim, pode ser escolha estilística. A sintaxe mantém-se clara, apesar da fragmentação deliberada. O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial, com forte inclinação para a autorreflexão e para a fusão entre música, memória e criação poética. A abertura — “No despertar, / Sublinho a ideia que vou ter que me levantar...” — estabelece o tom contemplativo. A construção é sintaticamente correta, e o uso de “sublinhar” como gesto mental é eficaz, sugerindo consciência do quotidiano. As reticências reforçam a hesitação entre o corpo e a vontade. A secção — “Acordo levemente e fortaleço a vontade, / que se estende diante do meu espírito...” — apresenta cadência suave. A construção é clara, e a metáfora da vontade que “se estende” diante do espírito articula bem o processo de preparação interior. A fragmentação reforça o caráter introspectivo. O bloco — “E me morde carinhosamente, / respirei silenciosamente e soprei jazz...” — introduz imagem inesperada. A construção é sintaticamente correta, embora a mudança de tempo verbal (“morde” / “respirei”) crie ligeira dissonância. A expressão “soprei jazz” é bem conseguida, articulando música como gesto vital e libertador. A secção — “Música que atenua a alma / e clarifica a mente...” — apresenta cadência fluida. A construção é correta, e a associação entre música, alma e mente reforça o tom espiritual. A repetição de reticências mantém coerência com o ritmo meditativo. O bloco — “que se espalha através das veias / e solidifica o sentimento de Liberdade e paz de alma!” — intensifica o simbolismo. A construção é sintaticamente correta, embora “Liberdade” com maiúscula possa ser excessivamente enfática. A metáfora da música que “solidifica” sentimentos é eficaz, articulando transformação interior. A secção — “Sonhando com um futuro próspero mas incerto... / garantindo a presença da poesia em todo ele.” — apresenta cadência reflexiva. A construção é clara, e a ideia de que a poesia deve acompanhar o futuro reforça o caráter metapoético do texto. O bloco — “Apalpando essa ambição, dissolvida no meu coração, / agarro o passado com uma só mão...” — introduz tensão entre futuro e passado. A construção é sintaticamente correta, e a metáfora de “apalpar ambição” é expressiva, embora ligeiramente literal. O verso seguinte articula bem o gesto de recuperar o passado. A secção — “e viajo lentamente pelo outro, / pela minha poesia de antes,” — mantém cadência suave. A construção é clara, e a ideia de viajar “pelo outro” sugere deslocamento interior, reforçando o caráter introspectivo. O bloco — “Por algo que desapareceu, morreu, / E que eu melancolicamente fiz renascer...” — apresenta cadência melancólica. A construção é sintaticamente correta, e a oposição entre morte e renascimento articula bem o tema da memória poética. A secção — “Das cinzas ou não, fiz renascer / e despertar um sentimento novo em mim,” — mantém coerência temática. A construção é clara, e a referência às cinzas sugere renascimento simbólico, aproximando o texto de imaginário mítico. O fecho — “A perda, mas a memória que prevalece sobre aqueles poemas, / escritos na minha alma...” — encerra o poema com cadência serena. A construção é sintaticamente correta, e a ideia de poemas “escritos na alma” reforça o caráter íntimo da criação poética. O verso final sintetiza o tema central: a memória como força que resiste à perda. O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial com elementos de prosa poética, explorando o despertar, a música, a memória e a poesia como forças que moldam a identidade. A força do poema reside na cadência fragmentada, na coerência emocional e na fusão entre música e introspeção. As fragilidades concentram-se na ocasional oscilação verbal e em algumas imagens ligeiramente literais, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz contemplativa e sensível, que transforma o quotidiano em matéria de reflexão poética.
Criado em: Hoje 18:24:11
|
|
|
|
||