495. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Vahalla.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Vahalla. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Visto aquela roupa

que queima minha pele

iluminando o sentir

como lua no seu maior dom.

Aninho-me no colo da madrugada

que extasiada sorri, neste brilho

que é meu horizonte.

Caminho sem rumo

no encontro do amor,

invento estradas e pontes

Para chegar na promessa

De teu abraço ter.

Leves são os meus passos

E breve vou chegar a ti.

Com roupa, sem roupa

Minha alma está nua

Por tanto te querer.

No inventar das palavras

que vão chegar a ti.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21559 © Luso-Poemas

A linguagem é simples, mas procura imagens luminosas — lua, madrugada, horizonte — para sustentar o movimento emocional. A ortografia é globalmente correta, embora surjam pequenos deslizes: falta de acento em “extasiada” (o correto é “extasiada”), ausência de vírgula após “Com roupa, sem roupa”, e a construção “no inventar das palavras / que vão chegar a ti” poderia beneficiar de maior precisão sintática. A sintaxe mantém-se clara, ainda que marcada por algumas quebras abruptas que reforçam o tom confessional. O texto inscreve-se num estilo lírico‑amoroso contemporâneo, com elementos de poesia intimista.

A abertura — “Visto aquela roupa / que queima minha pele / iluminando o sentir / como lua no seu maior dom.” — articula bem a relação entre corpo e luz. A construção é sintaticamente correta, e a metáfora da roupa que “queima” funciona como intensificação do desejo. O verso “como lua no seu maior dom” é expressivo, embora ligeiramente vago, sugerindo plenitude ou auge da luminosidade.

A secção — “Aninho-me no colo da madrugada / que extasiada sorri, neste brilho / que é meu horizonte.” — apresenta cadência suave. A imagem da madrugada como entidade que “sorri” é coerente com o tom intimista. A construção é correta, embora “extasiada” necessite de acento. O verso final reforça a ideia de que o desejo projeta um caminho, um horizonte emocional.

A estrofe seguinte — “Caminho sem rumo / no encontro do amor, / invento estradas e pontes / Para chegar na promessa / De teu abraço ter.” — mantém coerência temática. A construção é globalmente correta, mas “chegar na promessa de teu abraço ter” apresenta inversão sintática pouco natural; “chegar à promessa de ter teu abraço” seria mais fluido. A imagem das “estradas e pontes” é eficaz, articulando esforço e busca.

A secção — “Leves são os meus passos / E breve vou chegar a ti.” — apresenta cadência clara e direta. A construção é correta, e o paralelismo entre leveza e brevidade reforça o movimento de aproximação.

O bloco — “Com roupa, sem roupa / Minha alma está nua / Por tanto te querer.” — é o mais forte do poema. A construção é sintaticamente correta, embora a ausência de vírgula após “Com roupa, sem roupa” crie ligeira quebra. A imagem da alma nua é eficaz, articulando vulnerabilidade e entrega emocional.

O fecho — “No inventar das palavras / que vão chegar a ti.” — encerra o poema com cadência suave, embora a construção seja incompleta: o verso funciona como dependente, sem verbo que o conclua. A intenção é clara — as palavras inventadas como gesto de aproximação — mas a estrutura poderia ser mais precisa.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑amoroso intimista, explorando o desejo através de imagens de luz, noite e corpo. A força do poema reside na simplicidade expressiva, na cadência suave e na capacidade de articular vulnerabilidade emocional. As fragilidades concentram-se em pequenos deslizes ortográficos, em algumas construções sintáticas pouco naturais e em imagens que poderiam ser mais precisas, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz sensível e direta, que transforma o desejo em caminho e horizonte.

Criado em: Hoje 20:38:33

Links patrocinados