504. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - IVONE CARVALHO. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de IVONE CARVALHO. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Apenas um toque de tuas mãos eu preciso, necessito ser tocada... Acarinhada e por ti desejada! Mas me toque de leve, devagar... Para que desperte em você o meu amor, para que eu volte a minha realidade... E veja que apenas teu toque me transporta para o futuro onde nele, você está a me esperar... Quero das tuas mãos o toque, me fazendo renascer para o mundo, pois meu mundo é você... Toque-me como o sol toca meu rosto... Como a brisa toca o mar... Como o beija-flor toca a rosa... Me toque compassado ou mesmo descompassado, não importa! Só quero que me toques, pois preciso de você, do teu amor... Sou a rosa e você o beija flor... Apenas... Me toque!! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21836 © Luso-Poemas O poema organiza-se como declaração amorosa centrada no motivo do toque, construído em versos curtos e repetitivos que reforçam a insistência do desejo e a necessidade de proximidade física e emocional. A estrutura é simples, com enumerações sensoriais e comparações naturais — sol, brisa, mar, beija‑flor — que procuram elevar o gesto do toque a dimensão simbólica. A ortografia é globalmente correta, embora surjam pequenos deslizes: “prá vida” não aparece aqui, mas “beija flor” deveria ser grafado “beija‑flor”, e a ausência de vírgula após “Apenas” no verso final cria ligeira quebra rítmica. A sintaxe é clara, ainda que marcada por algumas repetições que funcionam como refrão emocional. O texto inscreve-se num estilo lírico‑amoroso contemporâneo, com forte inclinação para a poesia sensorial e declarativa. A abertura — “Apenas um toque de tuas / mãos eu preciso, / necessito ser tocada...” — estabelece o eixo do poema: o toque como necessidade vital. A construção é sintaticamente correta, e a repetição de “toque” reforça a intensidade do desejo. O verso “Acarinhada e por ti desejada!” introduz cadência mais enfática, com uso de exclamação que acentua o tom confessional. A estrofe seguinte — “Mas me toque de leve, devagar... / Para que desperte em você o meu amor, / para que eu volte a minha realidade...” — apresenta cadência suave. A construção é clara, embora o uso de reticências seja excessivo. A ideia de que o toque desperta o amor no outro e devolve o sujeito à realidade articula bem a fusão entre desejo e identidade. O bloco — “E veja que apenas teu toque / me transporta para o futuro onde nele, / você está a me esperar...” — mantém coerência temática. A construção é compreensível, embora “onde nele” seja expressão pouco natural; “para um futuro no qual você me espera” seria mais fluido. A imagem do toque como ponte para o futuro reforça o caráter idealizado do sentimento. A estrofe seguinte — “Quero das tuas mãos o toque, / me fazendo renascer / para o mundo, pois meu mundo é você...” — apresenta cadência mais intensa. A construção é correta, e a afirmação “meu mundo é você” inscreve o poema no registo amoroso tradicional, onde o amado se torna centro da existência. A secção — “Toque-me como o sol toca meu rosto... / Como a brisa toca o mar... / Como o beija-flor toca a rosa...” — é a mais forte do poema. As comparações são claras e eficazes, articulando suavidade, naturalidade e beleza. A construção é sintaticamente correta, embora o uso repetido de reticências possa ser reduzido para maior precisão gráfica. O fecho — “Me toque compassado / ou mesmo descompassado, não importa! / Só quero que me toques, pois preciso de você, / do teu amor... / Sou a rosa e você o beija flor... / Apenas... / Me toque!!” — encerra o poema com intensidade crescente. A construção é clara, embora o uso de múltiplos sinais de exclamação e reticências seja excessivo. A metáfora final — rosa e beija‑flor — reforça a relação entre delicadeza e desejo. O texto inscreve-se num estilo lírico‑amoroso sensorial, explorando o toque como gesto fundador da relação e como metáfora de renascimento. A força do poema reside na coerência temática, na simplicidade expressiva e na cadência emocional. As fragilidades concentram-se no uso excessivo de reticências e exclamações, em algumas construções que poderiam ser mais precisas e na repetição que, por vezes, se torna literal, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz direta e sensível, que transforma o toque em linguagem poética.
Criado em: Hoje 11:00:32
|
|
|
|
||