505. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Alberto Ângelo.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Alberto Ângelo. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Na solidão do meu frio quarto

Sua lembrança me vem como assalto
(Minto, penso em você a todo estante)

O coração acelera e a cabeça rodopia

Me sinto como uma folha ao vento

Sem saber ao certo em que direção estou indo

Mas, com a certeza de querer estar em teus braços

Sempre desejei esta LOUCURA DA PAIXÃO

Agora que à tenho

Desejo não mais a SANIDADE

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21840 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como uma expressão direta de vulnerabilidade emocional, construída em torno da tensão entre ausência, desejo e perda de sanidade. A abertura — “Na solidão do meu frio quarto / Sua lembrança me vem como assalto” — estabelece de imediato um cenário introspectivo, onde o espaço físico funciona como extensão do estado psicológico. A imagem do “assalto” é eficaz, mas o verso seguinte (“Minto, penso em você a todo estante”) contém um deslize ortográfico (“estante” em vez de “instante”), que quebra a fluidez e exige correção para manter a credibilidade formal do texto. A confissão de mentira, seguida da admissão do pensamento constante, cria um movimento interessante entre contenção e entrega, embora pudesse beneficiar de maior precisão rítmica.

A sequência “O coração acelera e a cabeça rodopia / Me sinto como uma folha ao vento” mantém a coerência imagética, mas recorre a metáforas muito comuns, o que reduz a singularidade do poema. A comparação com a folha ao vento é funcional, mas previsível; ainda assim, encaixa no tom confessional e na fragilidade que o sujeito poético pretende transmitir. O verso “Sem saber ao certo em que direção estou indo” reforça essa deriva emocional, embora a construção sintática seja demasiado prosaica para o efeito poético pretendido. A força do texto reside mais na honestidade do sentimento do que na inovação formal.

O ponto alto do poema surge na afirmação “Mas, com a certeza de querer estar em teus braços”, que introduz uma resolução emocional clara, contrapondo a deriva anterior. A frase é simples, mas eficaz, e marca uma viragem no tom: da confusão para o desejo. A expressão “Sempre desejei esta LOUCURA DA PAIXÃO” utiliza caixa alta para enfatizar intensidade, recurso que pode ser interpretado como excesso, mas que, dentro do contexto emocional do poema, funciona como marca de urgência e descontrole. Já “Agora que à tenho / Desejo não mais a SANIDADE” contém um erro (“à tenho” deveria ser “a tenho”), que prejudica a força da declaração final. A oposição entre paixão e sanidade é o eixo conceptual mais interessante do texto, e merecia maior cuidado formal para atingir pleno impacto.

Em termos de estilo, o poema enquadra-se claramente na poesia lírica contemporânea de caráter confessional, marcada por espontaneidade, subjetividade e ausência de estrutura métrica rígida. A linguagem é direta, emocional, sem preocupação com elaboração estética mais complexa, aproximando-se de um registo diarístico. O texto cumpre a função expressiva, mas beneficiaria de maior rigor ortográfico, maior contenção nos recursos gráficos e maior cuidado na escolha das metáforas, para evitar lugares-comuns que diminuem a força da experiência emocional que pretende transmitir.

Criado em: Hoje 19:24:33

Links patrocinados