516. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - o poeta ea solidão. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de o poeta ea solidão. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
arranquei as minhas asas por você, olhei em seus olhos e jurei amor eterno. eu não pensei, apenas te amei, pois, em teus braços, eu pude novamente voar. o teu sorriso é a minha luz. por seus desejos me atirei ao pecado e acreditei quando me falava sim ou não. e, por eu acreditar em você, eu não deixava as minhas asas nascer. eu olhava para o céu e me dava saudade, e logo vinha a tristeza. mas jurei amor eterno por você, e por esse amor eu chorava por minhas asas e, ao mesmo tempo, eu sorria por você estar ao meu lado. eu nunca falava seu nome, eu apenas lhe chamava de minha vida, pois você era minha vida. mas o tempo tirou você de mim, e não pude nem dizer adeus. fiquei sozinho, vivendo de lembranças e saudades. acreditei que você poderia, de repente, abrir a porta e sorrir para mim novamente, pois o teu sorriso era a minha luz. hoje as minhas asas estão de novo abertas, olho para o céu e volto a voar. mas eu jurei amor eterno por você, e por esse amor eu choro a cada dia, por minhas asas abertas, pois a minha liberdade estava com você. eu lhe jurei amor eterno, e o teu sorriso é a minha luz. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=22386 © Luso-Poemas O poema desenvolve-se em torno de uma metáfora central simples e eficaz: as asas como símbolo simultâneo de liberdade, autonomia e identidade pessoal. A narrativa poética apresenta uma progressão cronológica bem definida, passando pelo enamoramento absoluto, pela renúncia voluntária, pela perda e, finalmente, pelo reencontro parcial com a liberdade. Esta linearidade distingue o texto de muitas composições líricas contemporâneas mais fragmentárias, conferindo-lhe um carácter quase narrativo sem abandonar a dimensão emocional. A abertura — “arranquei as minhas asas / por você” — estabelece de forma imediata o núcleo simbólico da composição. A imagem é forte porque implica um sacrifício ativo e não uma perda passiva. O sujeito poético não é vítima das circunstâncias; escolhe renunciar à própria capacidade de voar. Esta ideia sustenta todo o desenvolvimento posterior. A seguir, a associação entre amor e voo é explorada de forma coerente: ao perder as próprias asas, recupera paradoxalmente a possibilidade de voar através da presença do outro. Existe aqui uma inversão interessante da lógica habitual da liberdade amorosa. Do ponto de vista gramatical, o texto apresenta boa legibilidade e poucos problemas formais. A sintaxe é simples e predominantemente correta. No entanto, verifica-se uma repetição excessiva de determinadas estruturas, sobretudo em torno das expressões “amor eterno”, “teu sorriso” e “minha luz”. Embora a repetição seja claramente intencional e participe da construção emocional da memória obsessiva, em alguns momentos aproxima-se da redundância. O verso “eu não deixava / as minhas asas nascer” é sintaticamente correto, mas a construção verbal poderia ser mais incisiva se fosse formulada de modo menos explicativo. A imagem do sorriso como luz é uma das mais recorrentes no texto. Funciona dentro da lógica afetiva proposta, mas pertence a um repertório metafórico extremamente comum na poesia amorosa. O mesmo sucede com a associação entre amor e eternidade. Estas opções não constituem defeitos em si mesmas, mas limitam a singularidade expressiva do poema. Em contrapartida, a metáfora das asas possui força suficiente para sustentar o conjunto e evitar que o texto se torne inteiramente convencional. O momento de rutura surge com eficácia na estrofe “mas o tempo / tirou você de mim, / e não pude / nem dizer adeus”. O aparecimento do tempo como agente da separação evita atribuições simplistas de culpa e introduz uma dimensão inevitável e impessoal. A partir daí, o poema desloca-se para uma reflexão sobre ausência e memória. A persistência da esperança de reencontro — “abrir a porta / e sorrir para mim / novamente” — reforça a natureza obsessiva da lembrança e mantém a coerência psicológica da voz poética. A parte final contém o elemento mais interessante da composição. Quando as asas regressam, a conquista da liberdade não é celebrada plenamente. Pelo contrário, ela torna-se motivo de sofrimento. O verso “pois a minha liberdade / estava com você” introduz uma contradição significativa: o sujeito recupera a autonomia física, mas descobre que a liberdade emocional permanecia dependente da relação perdida. É neste paradoxo que o poema atinge a sua maior densidade temática. Em termos estilísticos, o texto enquadra-se na poesia lírica sentimental contemporânea, com elementos de narrativa amorosa e forte vocação confessional. A linguagem privilegia a clareza emocional e a acessibilidade em detrimento da experimentação formal ou da complexidade imagética. O principal mérito da composição reside na coerência da metáfora das asas, que atravessa todo o poema e lhe confere unidade simbólica. As principais fragilidades encontram-se na repetição excessiva de certas imagens tradicionais da poesia amorosa e na tendência para explicitar sentimentos que poderiam, por vezes, ser sugeridos com maior subtileza. Ainda assim, o poema mantém consistência interna e conduz de forma clara o percurso entre dependência afetiva, perda e liberdade incompleta.
Criado em: Hoje 9:30:01
|
|
|
|
||