2. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Raquel Naranjo. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Raquel Naranjo..
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Quero cantar-te Todas as manhãs Quando acordo, Quero cantar-te Todas as noites Quando adormeço, Quero cantar-te Num profundo Grito de amor Como se fosse Um hino...doce! Depois...depois É ver o sol contigo, Saber quantas estrelas Existem, Sentir o luar enquanto Me tocas... Felicidade é saber Que me queres, Que estás á minha Espera!... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=36 © Luso-Poemas Crítica literária: a poética da devoção amorosa e da simplicidade elevada Este poema constrói‑se sobre uma matriz lírica clássica: o desejo de cantar o amado ou a amada. Mas o que poderia ser apenas um exercício de ternura transforma‑se, pela repetição e pela estrutura, numa espécie de liturgia amorosa, um ritual de afirmação constante. O refrão “Quero cantar‑te” funciona como invocação, como chamamento, como gesto inaugural que se renova a cada estrofe. A repetição não é redundância; é intensificação. Cada retorno ao verbo “cantar” amplia o campo emocional e espiritual do poema. A primeira parte do texto estabelece o ritmo devocional: cantar de manhã, cantar à noite, cantar no despertar e no adormecer. O amor aqui não é episódico; é cíclico, acompanha o movimento natural do dia, como se o sujeito poético só pudesse existir plenamente dentro desse canto. A poesia assume a função de respiração: cantar é viver. O “grito de amor”, apesar de profundo, é paradoxalmente “doce”, e esta contradição revela a natureza do sentimento: intenso, mas não violento; expansivo, mas não destrutivo. O “hino” é a metáfora mais elevada — o amor torna‑se sagrado, ritualizado, quase religioso. A segunda parte do poema desloca o foco para a experiência partilhada: “ver o sol contigo”, “saber quantas estrelas existem”, “sentir o luar enquanto me tocas”. Estas imagens constroem uma geografia sensorial do amor. O sol, as estrelas e o luar não são apenas elementos naturais; são metáforas de presença, de companhia, de eternidade. O poema sugere que o amor permite ao sujeito aceder a uma dimensão ampliada do mundo: ver mais, sentir mais, existir mais. A pergunta implícita — quantas estrelas existem? — não procura resposta científica; é uma forma de dizer que o amor abre o infinito. A terceira parte, mais breve mas decisiva, condensa o núcleo emocional: “Felicidade é saber que me queres, que estás à minha espera.” Aqui o poema abandona a imagética cósmica e regressa ao essencial humano: o desejo de ser querido, de ser esperado, de ser reconhecido. A felicidade não está no canto, nem no sol, nem nas estrelas, mas na certeza da reciprocidade. O poema, que começou como invocação, termina como confirmação. A voz poética não canta apenas; é também cantada pelo outro, mesmo que silenciosamente. Do ponto de vista crítico, o poema trabalha com uma simplicidade deliberada. Não há metáforas herméticas, nem construções sintáticas complexas. A força está na pureza do gesto, na repetição que cria ritmo, na sinceridade que se sobrepõe à ornamentação. Esta simplicidade não diminui o valor literário; pelo contrário, inscreve o texto na tradição da lírica amorosa que privilegia a clareza emocional sobre a exuberância formal. Há ecos de canção, de oração, de confissão — e é nessa mistura que o poema encontra a sua identidade. O texto, lido criticamente, é uma afirmação de amor que se constrói pela repetição ritual, pela fusão entre natureza e sentimento, e pela certeza final de que o amor só se cumpre quando é correspondido. A simplicidade é o seu instrumento, não a sua limitação.
Criado em: Hoje 16:15:57
|
|
|
|
||