8. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Doug&Nathy. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Doug&Nathy.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Compenetrando-me em pensamentos obscuros que invadem minha mente, te vejo ao longe, por entre profundos oceanos que impetuosamente me faz navegar em meu interior. Agora, me encontro em um palácio erguido num vale nebuloso do meu coração, que pulsa nas minhas veias correntezas de saudade contaminando todo meu ser. Acordo, e te vejo novamente, sempre linda, reluzindo em suas alvas vestes, a esperança dos nossos sentimentos, mas ao se aproximar, tento tocar-te e vejo que tudo era mais uma vez, apenas um pensamento... E assim prossegue esse ciclo vicioso, nesses meses de solidão longe de ti que avança no tempo, deixando o dia do meu interior cada vez mais sombrio e triste. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=153 © Luso-Poemas Este texto constrói‑se como uma viagem onírica, um mergulho no inconsciente onde a figura amada surge sempre distante, sempre luminosa, sempre inalcançável. A abertura — “Compenetrando‑me em pensamentos obscuros que invadem minha mente” — estabelece de imediato o clima: não é apenas reflexão, é invasão. Os pensamentos não são escolhidos; são forças que tomam o sujeito, que o arrastam para zonas sombrias da própria interioridade. E é precisamente nesse território obscuro que a imagem da amada aparece “ao longe”, filtrada por “profundos oceanos”. A metáfora marítima é decisiva: o amor aqui não é porto, é travessia; não é repouso, é naufrágio iminente. Navegar “em meu interior” transforma o eu num oceano, e a amada numa miragem que orienta e atormenta. A seguir, o texto desloca‑se para uma imagem ainda mais poderosa: “um palácio erguido num vale nebuloso do meu coração”. O coração torna‑se geografia, topografia emocional. O palácio é símbolo de grandeza, mas está num vale nebuloso — ou seja, a memória da amada é majestosa, mas vive envolta em incerteza, em bruma, em dor. As “correntezas de saudade” que “pulsa nas veias” dão ao sentimento uma dimensão fisiológica: a saudade não é apenas lembrança, é fluxo vital, é algo que contamina o corpo inteiro. A saudade aqui é doença e alimento, veneno e sangue. Quando o sujeito “acorda”, a narrativa parece romper o sonho — mas apenas para revelar que o sonho continua. A amada surge “sempre linda, reluzindo em suas alvas vestes”, imagem quase angelical, quase aparição. Ela representa “a esperança dos nossos sentimentos”, isto é, não apenas o amor passado, mas a possibilidade de futuro. Contudo, o gesto decisivo — “tento tocar‑te” — revela a tragédia: o toque falha. A amada dissolve‑se. Tudo era “apenas um pensamento”. O poema insiste na impossibilidade: o amor existe, mas só no plano mental; a presença é sempre ausência. O texto então entra no seu eixo mais doloroso: “E assim prossegue esse ciclo vicioso”. A repetição do sonho, da aparição, da perda, torna‑se rotina emocional. A solidão é medida em “meses”, o tempo avança, mas o sujeito permanece preso ao mesmo movimento interior. A imagem final — “deixando o dia do meu interior cada vez mais sombrio e triste” — é devastadora. O interior tem um dia próprio, uma luz própria, e essa luz está a apagar‑se. A ausência da amada não é apenas saudade: é eclipse. Lido no conjunto, o texto é uma narrativa de amor fantasmático, onde a figura amada vive apenas no espaço mental, e onde o sujeito se encontra aprisionado num ciclo de desejo, perda e repetição. A linguagem é imagética, quase barroca, cheia de palácios, vales, oceanos, vestes alvas — tudo construído para dar corpo a uma ausência. É um texto de solidão luminosa: a amada brilha, mas o brilho não aquece; ilumina, mas não salva.
Criado em: Hoje 8:14:12
|
|
|
|
||