10. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Joca. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Joca.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Tens um olhar meigo Tens um riso puro Teu único defeito: Coração imaturo! Pois se maduro fosse De certo sentias Que tomaste posse Do que não querias Roubaste-me a alegria A vontade de sorrir E vens com ironia! Quem sabe um dia Se Deus me ouvir Acaba esta agonia! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=162 © Luso-Poemas Este poema pede uma leitura directa, sem ornamentos críticos desnecessários, porque a sua força está justamente na limpidez com que expõe uma ferida emocional. O texto constrói‑se como um pequeno drama íntimo em três movimentos: primeiro a doçura, depois a revelação amarga, por fim o desejo de libertação. A abertura — “Tens um olhar meigo / Tens um riso puro” — estabelece um tom quase ingénuo, quase infantil, como se o sujeito lírico começasse por reconhecer a beleza do outro antes de admitir a dor que essa mesma beleza provoca. A quebra surge de imediato: “Teu único defeito: / Coração imaturo!”. Aqui, a palavra imaturo não é apenas crítica; é diagnóstico. O poema identifica no outro uma incapacidade afectiva, uma espécie de irresponsabilidade emocional que desencadeia todo o resto. A segunda estrofe aprofunda essa ideia com uma ironia amarga: se o coração fosse maduro, “de certo sentias / que tomaste posse / do que não querias”. Há aqui uma acusação subtil: o outro apropriou‑se de algo — o afecto, a atenção, a esperança — sem intenção, sem consciência, talvez até sem desejo. O poema denuncia essa posse involuntária, essa espécie de dano colateral afectivo que nasce da imaturidade. A terceira estrofe é a mais dura: “Roubaste‑me a alegria / A vontade de sorrir / E vens com ironia!”. O verbo roubar é forte e desloca o poema do campo da mágoa para o da injustiça. Já não é apenas dor; é despojo. A ironia do outro, mencionada no final da estrofe, funciona como golpe adicional — não só feriu, como ainda zomba, consciente ou não, da ferida que causou. O fecho, com a súplica “Quem sabe um dia / Se Deus me ouvir / Acaba esta agonia!”, não é resignação; é exaustão. O sujeito lírico não pede o amor do outro, nem a sua mudança, nem sequer reparação. Pede apenas o fim da dor. É um pedido mínimo, quase desesperado, que revela o grau de desgaste emocional a que chegou. O poema, lido assim, é um retrato muito claro de uma relação desigual: um que sente demais e outro que sente de menos; um que se entrega e outro que brinca; um que sofre e outro que não percebe — ou não quer perceber — o alcance das suas acções. A simplicidade formal reforça a sinceridade do desabafo. Não há metáforas elaboradas, não há imagens simbólicas, não há fuga estética: há apenas a verdade crua de quem foi ferido por alguém que não tinha maturidade para lidar com o que despertou.
Criado em: Hoje 8:14:39
|
|
|
|
||