17. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Isa.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Isa.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Sentada á beira de um curso de água, perdida nos meus devaneios.
Ouço uma voz.....estás sozinha! És uma inútil!
Caminhas sempre pelo lado errado da vida.
Fiquei confusa, quem se atreveria a falar-me assim?
Era o meu interior!
É um alerta da força da vida, que de dentro,
está a clamar por uso e progresso.
A voz insistia impaciente
Alegra-te para poderes crescer, e amar.
Dispõe da tua capacidade de tecer o futuro
e a tua vida será mais feliz.
Enaltece a tua essência humana
Pensei que lhe poderia explicar, mas deixei de a ouvir.
E nesse momento soltei as minhas amarras,
e feito um pássaro, voei para o meu interior
E vi quão luminoso é todo o meu ser.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=263 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como uma travessia interior em que a voz lírica, inicialmente perdida num cenário de contemplação junto à água, é subitamente confrontada por uma irrupção brutal da própria consciência. A abertura, com a figura sentada à beira do curso de água, estabelece um espaço liminar onde o exterior se suspende e o interior se torna audível; a água funciona como espelho simbólico do inconsciente, e é precisamente nesse limiar que a voz interior emerge com violência. A frase “estás sozinha! És uma inútil!” não é um ataque externo, mas a forma crua como o eu profundo se manifesta quando já não tolera a estagnação. A perplexidade da narradora — “quem se atreveria a falar-me assim?” — dramatiza a cisão entre o eu superficial e o eu essencial, preparando o terreno para a revelação de que a acusação vem de dentro, não de fora.

A partir desse momento, o poema desloca-se da agressão para a pedagogia: a voz interior, embora impaciente, não pretende destruir, mas despertar. Quando afirma que a força da vida “está a clamar por uso e progresso”, o texto transforma a interioridade numa entidade viva, exigente, que não aceita permanecer adormecida. A insistência para que a narradora se alegre “para poderes crescer, e amar” introduz uma ética existencial em que a alegria não é mero estado emocional, mas condição de possibilidade para o florescimento. O convite a “tecer o futuro” devolve à protagonista a agência que a autocrítica inicial parecia negar, e o poema começa a mover-se da sombra para a construção.

O silêncio que se segue — quando a narradora tenta responder e a voz desaparece — não é abandono, mas um gesto simbólico: a consciência retira-se para que a ação surja de dentro, sem tutela. É então que ocorre o gesto libertador: “soltei as minhas amarras”, metáfora que marca o momento de ruptura com a estagnação. O voo, imagem clássica de ascensão, ganha aqui um sentido particular, pois não se dirige ao exterior, mas ao interior, como se o verdadeiro espaço de expansão estivesse dentro do próprio ser. O desfecho, ao revelar a luminosidade interior, não é triunfalista, mas contemplativo; a luz não é conquista, é descoberta, e o poema encerra-se num registo quase místico, onde a consciência encontra finalmente a sua própria claridade.

Criado em: Hoje 8:04:09

Links patrocinados