18. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - DENISESEVERGNINI.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de DENISESEVERGNINI.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Amigo se tiver tempo
Bordarei estrelas no céu
E elas iluminaram a tua noite
Noite de tua festa natalícia

Amigo se tiver tempo
Buscarei um pouco da tua alegria
E semearei nos campos da tristeza
Da vida alheia

Amigo se tiver tempo
Emprestarei a tua jovialidade de espírito
Mostrando a outrem
Que a idade só pesa para quem
Deixa-se por ela abater

Amigo se tiver tempo
Ensinarei às crianças a caridade
Que é um dom só teu...
Desenharei no coração, teu carinho
Que tal qual lume de estrelas
Ilumina tantos caminhos

Amigo se tiver tempo
E claro que eu terei
Farei tudo o que escrevo
E meus votos de amizade
Dar-te-ei!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=272 © Luso-Poemas

Este poema ergue-se como uma declaração de amizade que se expande em círculos concêntricos, começando no gesto íntimo e simbólico — bordar estrelas no céu — e avançando para uma ética de partilha que ultrapassa o destinatário e se derrama sobre o mundo. A repetição anafórica de “Amigo se tiver tempo” funciona como um refrão que não só estrutura o texto, mas também cria uma tensão subtil: a amizade aqui não é apenas afeto, é disponibilidade, é entrega, é a capacidade de transformar o tempo em dádiva. Cada estrofe amplia o alcance desse gesto, como se a amizade fosse uma força centrífuga que, partindo de um vínculo pessoal, se tornasse princípio de ação universal.

A primeira promessa — iluminar a noite do amigo com estrelas bordadas — coloca a amizade no domínio do impossível poético, onde o afeto se mede pela grandeza do gesto imaginado. Não se trata de realismo, mas de uma linguagem de oferenda, quase litúrgica, em que o amigo é celebrado como alguém digno de um firmamento próprio. A segunda estrofe desloca o foco: já não se trata de dar algo ao amigo, mas de recolher dele a alegria para semeá-la nos “campos da tristeza da vida alheia”. Aqui, o poema revela a sua dimensão mais profunda: o amigo não é apenas destinatário, é fonte. A amizade torna-se transmissível, multiplicadora, e o eu poético assume-se como mediador entre a alegria de um e a dor de muitos.

A terceira estrofe reforça essa função de mediação ao falar da “jovialidade de espírito” que será emprestada a outrem como prova de que a idade só pesa para quem se deixa abater. O poema transforma o amigo num exemplo vivo, quase num arquétipo de vitalidade, e a voz poética num intérprete dessa lição. A amizade, aqui, é pedagogia, é testemunho, é a capacidade de mostrar ao mundo que o tempo não derrota quem permanece interiormente desperto.

A quarta estrofe introduz as crianças e a caridade, elevando o amigo a modelo ético. O carinho dele é comparado a “lume de estrelas”, retomando a imagem inicial e fechando o círculo simbólico: aquilo que no início era promessa de luz torna-se agora reconhecimento de uma luz já existente. O poema, assim, não oferece apenas estrelas; reconhece-as no próprio amigo. A amizade é celebrada como dom, como claridade que se inscreve no coração dos outros.

O fecho, ao afirmar “E claro que eu terei”, desfaz a condição hipotética que atravessou o poema. O tempo deixa de ser dúvida e torna-se certeza. A amizade não depende de circunstâncias: é compromisso. O poema termina com uma afirmação de dádiva total — “Farei tudo o que escrevo / E meus votos de amizade / Dar-te-ei” — que sela a promessa inicial e transforma a palavra poética em ato.

Criado em: Hoje 8:06:52

Links patrocinados