19. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Uma mulher, um poema. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Uma mulher, um poema.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Deito-me! O corpo cansado Procura o carinho Deseja o afago. Fecho os olhos Imagino-te! Nesse momento Quero-te! A mim entrelaçado Teu corpo no meu (juntinho, colado). Desejo-te! No encanto do beijo Na ternura do abraço Unidos Corpos e almas Num só querer O amor e o prazer. Na visão da sua imagem Cansada adormeço No calor deste leito. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=293 © Luso-Poemas O poema desfaz-se numa confissão íntima em que o corpo cansado se torna o ponto de partida para uma imaginação que procura consolo, presença e fusão. A abertura — “Deito‑me! / O corpo cansado / Procura o carinho / Deseja o afago” — estabelece de imediato um estado de vulnerabilidade física e emocional. Não há artifício: o eu poético expõe-se num gesto simples, quotidiano, mas carregado de carência. O corpo não é apenas matéria fatigada; é um espaço que pede cuidado, que anseia por ser acolhido. É a partir dessa necessidade que o poema se desloca para o domínio do desejo. Quando os olhos se fecham e a figura amada é imaginada, o texto entra num regime de presença construída pela memória e pela fantasia. “Imagino-te! / Nesse momento / Quero-te!” marca a passagem do cansaço para a intensidade. A repetição de verbos curtos, diretos, cria um ritmo pulsante, quase sincopado, que acompanha a urgência do desejo. A imagem dos corpos “juntinho, colado” traduz uma procura de fusão total, não apenas física, mas emocional. O poema não descreve o encontro: convoca-o. A imaginação torna-se o lugar onde o corpo encontra aquilo que a realidade, naquele instante, não oferece. A estrofe seguinte aprofunda essa fusão ao unir beijo, abraço, amor e prazer num mesmo movimento. O poema não separa ternura e erotismo; coloca-os lado a lado, como se um fosse a respiração do outro. A expressão “corpos e almas / Num só querer” revela que o desejo aqui não é apenas carnal, mas simbiótico. Há uma busca de unidade, de completude, de dissolução das fronteiras entre eu e tu. O poema transforma o leito num espaço de transcendência íntima, onde o corpo cansado encontra não apenas descanso, mas sentido. O fecho devolve-nos ao real: “Na visão da sua imagem / Cansada adormeço / No calor deste leito.” A presença amada permanece apenas como imagem, mas é suficiente para produzir serenidade. O poema termina num tom de rendição tranquila: o corpo que antes pedia afago adormece embalado pela fantasia, como se a imaginação tivesse cumprido a função de cura. Há uma melancolia subtil — o encontro não acontece de facto — mas também uma doçura profunda, porque a imagem do outro basta para aquietar o cansaço.
Criado em: Hoje 8:11:19
|
|
|
|
||