29. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - vanemarx.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de vanemarx.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

A vida é feita de incompletudes...
Como os bares de mesas vazias
Nas calçadas
Ou as longas estradas
Repletas de nada dos dois lados

Ainda assim, escrevo
Mesmo sabendo que em mim
desatam-se nós de poesia
E atam-se outros em seguida.

O fato é que
Daquilo que me resta
Faço-me humanamente completa
meramente humana...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=812 © Luso-Poemas

O poema parte de uma ideia forte — a vida como incompletude — mas a execução oscila entre imagens eficazes e outras que se aproximam do lugar‑comum. A abertura, “A vida é feita de incompletudes...”, funciona como tese, mas é demasiado genérica para sustentar sozinha o peso filosófico que parece pretender. A comparação seguinte — “Como os bares de mesas vazias / nas calçadas / ou as longas estradas / repletas de nada dos dois lados” — tem potencial imagético, mas sofre de dispersão: a enumeração é visual, porém previsível, e a expressão “repletas de nada” cai numa contradição estilística que não chega a ser paradoxal, apenas imprecisa. Falta tensão interna, falta um detalhe concreto que singularize a imagem.

A segunda estrofe melhora: “Ainda assim, escrevo / mesmo sabendo que em mim / desatam‑se nós de poesia / e atam‑se outros em seguida.” Aqui, a metáfora dos nós é eficaz e coerente: há movimento, há conflito, há criação. Contudo, “nós de poesia” é uma expressão que roça o abstrato; funcionaria melhor se o poema desse corpo a esses nós, se os tornasse sensoriais. A alternância “desatam‑se / atam‑se” cria ritmo, mas a estrofe termina antes de explorar plenamente a imagem.

A terceira secção apresenta um problema de construção: “O fato é que / Daquilo que me resta / Faço‑me humanamente completa / meramente humana...” A expressão “humanamente completa” é forte, mas imediatamente anulada por “meramente humana”, que a contradiz sem criar dialética. A frase parece querer sugerir que a completude possível é apenas humana, limitada, imperfeita — mas a formulação não chega a resolver essa tensão. Além disso, a pontuação final com reticências enfraquece o fecho: o poema pede uma afirmação mais firme, não uma suspensão.

Em termos formais, há alguns pontos a notar. A ortografia está correta, mas a pontuação é irregular: as reticências iniciais e finais são usadas como muleta emocional, não como recurso expressivo. A quebra de versos é funcional, mas não cria musicalidade; falta cadência, falta respiração. A linguagem é simples, mas por vezes demasiado simples, aproximando‑se do prosaico. A metáfora central — incompletude — não se desenvolve plenamente; o poema enuncia, mas não aprofunda.

Ainda assim, há um núcleo interessante: a consciência de que a escrita nasce da falta, e que a falta é constitutiva do humano. O poema toca nesse ponto, mas não o explora com a densidade que poderia. Com revisão, maior precisão imagética e um fecho mais firme, poderia ganhar força.

Criado em: Hoje 13:17:27

Links patrocinados