39. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - tgpoeta.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de tgpoeta.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

"Felicidade,
o que é?
se senti foi tão depressa,
que nem sei por onde veio,
que nem sei porque se foi;
se parou não foi percebida,
pois nem marcas deixou,
nem lembranças se tem;
se acenou foi de longe,
pois não foi reconhecida,
e nem vista por ninguém;
se falou foi algo triste,
pois não existiram sorrisos,
e no olhar, somente lágrimas;
se abraçou foi na hora errada,
pois agora só há solidão,
e um coração inconsolável;
se beijou foi como judas,
com maldade nos gestos,
com traição no olhar;
se me amou foi com mentiras,
pois me abandonou aos cacos,
e em pedaços deixou minha vida;
se me decepcionou sou um idiota,
pois continuo querendo sua presença,
continuo esperando uma resposta;
se me desprezou sou um louco,
pois tento lutar sem forças,
tento alcançar o que já não posso;
se me jogou fora,
sou um completo otário,
pois com motivos para odiar,
no meu peito só há amor!"

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1102 © Luso-Poemas

Um poema como lamento em espiral, um texto que se constrói como quem tenta agarrar a própria sombra. A estrutura em “se…” cria um movimento de recuo constante, como se cada hipótese fosse uma porta que se abre apenas para revelar outra perda. O poema não narra a felicidade — narra a sua ausência, ou melhor, a sua passagem tão breve que quase não deixou temperatura no corpo.

A primeira força do texto está na forma como a felicidade é tratada como algo que não se deixa tocar. “Se senti foi tão depressa” já instala a ideia de um instante que não se fixa, um clarão que não aquece. A felicidade aqui não é presença, é rasto. E o poema, ao tentar descrevê-la, acaba por revelar mais sobre a ferida do sujeito do que sobre o próprio sentimento.

A repetição de “nem sei”, “não foi percebida”, “não foi reconhecida” cria uma espécie de neblina emocional. O sujeito tenta aproximar-se da memória, mas ela escapa-lhe. Há uma delicadeza triste nessa tentativa: o poema não grita, não acusa — constata. E essa constatação tem um peso que se sente quase fisicamente.

A partir do momento em que surgem as lágrimas, o texto mergulha num território mais íntimo. A imagem do abraço “na hora errada” é particularmente forte: sugere um encontro que poderia ter sido salvação, mas que chegou deslocado, desencontrado. É um verso que toca sem precisar de explicitar nada — basta a ideia de um gesto que falhou o tempo certo.

O poema ganha intensidade quando passa para o beijo “como Judas”. Aqui, a traição deixa de ser abstracta e torna-se gesto, rosto, proximidade. É um dos momentos mais carregados do texto, não por erotismo, mas pela proximidade física que se transforma em dor. O beijo, que deveria ser encontro, torna-se sentença. É uma imagem que vibra por dentro, porque convoca o corpo sem nunca o expor.

A sequência final — “sou um idiota”, “sou um louco”, “sou um completo otário” — revela um sujeito que se culpa por sentir. Há uma honestidade brutal aqui, quase desconfortável, mas literariamente eficaz. O poema não tenta embelezar a dor; assume-a. E é precisamente nesse assumir que surge a sua força: o amor que persiste apesar de tudo, que insiste mesmo quando já não há chão.

O último verso — “no meu peito só há amor” — é o ponto de maior vulnerabilidade. Depois de toda a destruição, o que resta é uma espécie de teimosia afectiva. Não é esperança; é impulso. Uma pulsação que não se deixa extinguir, mesmo quando tudo à volta já se quebrou.

O elogio que merece: a sinceridade sem artifícios, a coerência emocional, a forma como o poema constrói uma progressão que vai da dúvida à devastação. Há imagens fortes, sobretudo o beijo traído e o abraço deslocado. A voz é autêntica, e isso sustenta o texto.

A crítica necessária: a repetição estrutural, embora coerente, por vezes dilui a tensão. Alguns versos poderiam ganhar mais impacto com cortes ou condensação. Mas a espiral emocional mantém-se firme e conduz o leitor até ao centro da dor sem perder a clareza.

Criado em: Hoje 7:26:59

Links patrocinados