47. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Sirleipassolongo.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Sirleipassolongo.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Enquanto você dormia
Escrevi esses versos de adeus
Rasguei suas recordações
Rasguei minhas ilusões
Enquanto você dormia...
Vi que seus beijos não
eram só meus.

Enquanto você dormia
Dilacerei meu peito
Chorei um amor desfeito
E esses versos num
Papel molhado.
São lágrimas de um
coração despedaçado.

Enquanto você dormia
Meu sonho desmoronou
Revirei seu mundo
O meu foi ao fundo
Enquanto você dormia...
Sorriu e outro nome chamou.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1375 © Luso-Poemas

Este poema organiza‑se em torno de uma repetição que funciona como refrão e como ferida: “Enquanto você dormia”. A cada retorno dessa frase, o texto aprofunda a distância entre dois mundos — o da pessoa que dorme, alheia, e o do eu poético, desperto, dilacerado, confrontado com a verdade que já não pode adiar. O poema é, portanto, uma vigília: alguém que permanece acordado para assistir ao colapso do próprio amor.

A primeira estrofe estabelece o gesto inaugural: “Escrevi esses versos de adeus”. O adeus nasce em silêncio, quase clandestino, enquanto o outro dorme. Há aqui uma assimetria dolorosa: um dorme, o outro rasga. O verbo “rasguei” — repetido duas vezes — cria um ritmo seco, violento, que traduz a ruptura interior. Rasgam‑se recordações, rasgam‑se ilusões; o poema mostra que o fim não é apenas uma decisão, mas uma destruição. A revelação final — “Vi que seus beijos não eram só meus” — é o golpe que justifica todo o resto. O poema não precisa explicar mais: a traição é dita com a simplicidade de quem já não tem forças para adornar a dor.

Na segunda estrofe, o tom intensifica‑se. “Dilacerei meu peito” não é metáfora gratuita; é a imagem de alguém que se abre por dentro para expulsar o que dói. O choro surge como consequência inevitável: “Chorei um amor desfeito”. A expressão é clássica, mas aqui ganha peso porque vem depois da violência dos verbos anteriores. O verso “E esses versos num papel molhado” é dos mais fortes do poema: o papel molhado não é apenas suporte, é testemunha. A escrita mistura‑se com lágrimas, e o poema assume‑se como documento de uma dor que não se consegue conter. “Coração despedaçado” poderia ser um cliché, mas no contexto funciona porque é literal — o texto inteiro é o relato desse despedaçar.

A terceira estrofe fecha o círculo com uma imagem de queda: “Meu sonho desmoronou”. O verbo desmoronar sugere algo que tinha estrutura, altura, promessa — e que agora ruí. “Revirei seu mundo / O meu foi ao fundo” cria um paralelismo interessante: o eu poético mexe no mundo do outro, talvez à procura de respostas, e encontra apenas o próprio naufrágio. O verso final — “Sorriu e outro nome chamou” — é devastador pela economia. Não há grito, não há acusação; há apenas a constatação fria de que, enquanto o eu poético sofria, o outro sorria e chamava por alguém que não era ele. É o tipo de imagem que encerra um poema porque já não há nada a acrescentar.

O texto, no conjunto, é uma pequena narrativa de desilusão amorosa construída com simplicidade e precisão. A repetição do verso‑âncora cria unidade e dá ao poema um ritmo quase litúrgico, como se cada estrofe fosse uma estação de um calvário íntimo. A linguagem é direta, sem ornamentos, e isso joga a favor: a dor aqui não precisa de metáforas elaboradas; basta‑lhe ser dita. O poema funciona porque não tenta ser mais do que é — um testemunho cru de alguém que acordou para a verdade no momento em que o outro dormia.

Criado em: Hoje 10:59:28

Links patrocinados