56. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - miragemdivina. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de miragemdivina.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. ...Que bom é saber que estás comigo E que afinal, É do teu incondicional Amor que eu preciso... Somente, o teu amor Porque tudo ele transforma na vida! Ser mais feliz do que sou, é de todo difícil. Passaste-me ao lado, vezes sem fim, Por tão cega ser... Hoje, quero compensar Tanto quanto possa ser, O tempo por onde andei perdida... Amei este e todos, e nada perceberam Mostraste-me tão bem assim, Como a tua lei do semear e colher, É tão presente no nosso amor. Obrigada por tantas recompensas De sentimentos tão sofridos Que acolheste no teu grandioso coração. Hoje, dás-me fragmentos infinitos de luz, Milagres envoltos numa bênção Que apaga a sombra, a chuva de dor No mais profundo recôndito da alma... É como se fosse o amor, um jardim De arco-íris perfumado pelo plasma De todas as deslumbrantes essências... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1629 © Luso-Poemas Este poema inscreve-se claramente na tua linha de exaltação amorosa, mas aqui a voz poética abandona o lamento e assume um tom de gratidão quase mística. O texto organiza‑se como uma confissão tardia, onde o eu reconhece a cegueira passada e a revelação presente. A estrutura é fluida, sem rimas obrigatórias, o que permite que a emoção se imponha mais pelo ritmo interno do que pela musicalidade formal. Há uma cadência de discurso íntimo, quase epistolar, que dá ao poema uma sinceridade imediata. A abertura — “Que bom é saber que estás comigo / E que afinal, / É do teu incondicional / Amor que eu preciso…” — estabelece logo o eixo central: a descoberta de que o amor do outro é suficiente e transformador. A palavra “incondicional” é forte, mas também perigosa, porque tende ao absoluto e pode tornar o discurso demasiado idealizado. Ainda assim, funciona dentro do tom confessional que o poema assume. A secção em que o eu poético admite ter passado “ao lado, vezes sem fim” é uma das mais eficazes, porque introduz falibilidade, erro, humanidade. A imagem da cegueira é simples, mas funciona, sobretudo porque contrasta com a iluminação posterior. O poema ganha força quando abandona o elogio direto e entra na reflexão sobre o tempo perdido — “Hoje, quero compensar / Tanto quanto possa ser, / O tempo por onde andei perdida…” — aqui há verdade emocional, e a frase respira. A referência à “lei do semear e colher” aproxima o poema de um campo moral e quase religioso. É uma metáfora clara, mas talvez demasiado explícita; não deixa espaço para ambiguidade ou interpretação, e isso retira alguma densidade poética. Em contrapartida, a imagem dos “fragmentos infinitos de luz” é mais feliz: abre o poema para um plano simbólico, sem perder a ligação ao sentimento. O trecho final, porém, aproxima-se do excesso imagético — “um jardim / De arco-íris perfumado pelo plasma / De todas as deslumbrantes essências…”. Aqui o poema corre o risco de se tornar barroco demais. A palavra “plasma”, em particular, destoa do campo semântico anterior e introduz uma estranheza que não parece intencional. A imagem quer ser grandiosa, mas acaba por soar artificial, como se a linguagem tentasse ultrapassar a emoção em vez de a servir. No conjunto, o poema é sincero, emotivo e coerente com a tua estética de exaltação amorosa. A sua força está na confissão e na gratidão; a sua fragilidade, no excesso metafórico do final, que rompe um pouco a naturalidade construída até então. Ainda assim, mantém unidade e cumpre o propósito de celebrar um amor que se revela como redenção.
Criado em: Hoje 8:11:07
|
|
|
|
||