58. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Vera Sousa Silva.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Vera Sousa Silva.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

És o ar que eu respiro,
A brisa que passa por mim...
Que me toca, acaricia
E a quem eu digo sim!

És a água perfumada
Que corre em meu corpo com prazer...
És o sol que me aquece,
Que me procura ao amanhecer!

És a areia da praia
Que se cola em meu corpo molhado.
És o mar que com as ondas,
Me faz sonhar com o pecado!

És a minha vida feliz,
Pois sou feliz por te amar!
Sou feliz por estares comigo,
Sou feliz... só por sonhar!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1691 © Luso-Poemas

Este poema inscreve-se num romantismo lírico de matriz clássica, onde a enumeração de metáforas naturais — ar, brisa, água, sol, areia, mar — constrói uma paisagem emocional que funciona como extensão direta do sujeito amoroso. A estrutura é simples, mas deliberadamente simples: cada estrofe apresenta uma imagem sensorial que se converte em declaração afetiva, e essa conversão é o motor do poema. O estilo aproxima-se do romantismo tradicional, não no sentido histórico estrito, mas na sua forma de idealizar a natureza como espelho do sentimento, criando uma fusão entre corpo, ambiente e emoção. A linguagem é clara, direta, sem sombras nem ambivalências, o que reforça a intenção de pureza sentimental.

A repetição de “És…” no início de cada bloco cria um ritmo de invocação, quase como uma ladainha amorosa, e essa cadência aproxima o poema de um clássico canto devocional, embora aplicado ao amor humano. A brisa que acaricia, a água perfumada que percorre o corpo, o sol que aquece ao amanhecer — todas estas imagens seguem uma lógica de suavidade e luminosidade, afastando o texto de qualquer tonalidade gótica ou sombria. Aqui, o mundo natural não colapsa nem ameaça: ele acolhe, envolve e confirma o sentimento. A areia que se cola ao corpo molhado e o mar que faz “sonhar com o pecado” introduzem uma tensão leve, mas não erótica; é antes uma sugestão de desejo idealizado, tratada com pudor e delicadeza, mantendo o poema dentro dos limites de um romantismo casto, quase ingénuo, que privilegia a emoção sobre a fisicalidade.

A última estrofe abandona a metáfora para entrar na afirmação direta, e é aí que o estilo clássico se torna mais evidente: a felicidade é declarada sem ironia, sem conflito, sem ambiguidade. A repetição de “Sou feliz” funciona como refrão emocional, mas também como mecanismo de reforço, como se o sujeito precisasse de afirmar a própria alegria para a fixar no poema. Há, no entanto, um detalhe interessante: a felicidade não depende apenas da presença do outro, mas também do ato de sonhar, o que introduz uma dimensão quase platónica, onde o amor existe tanto na realidade quanto na imaginação. Essa ambiguidade final — amar e sonhar como equivalentes — dá ao poema uma leveza que o salva de se tornar excessivamente declarativo.

Em síntese, o texto opera dentro de um romantismo clássico, luminoso e sensorial, onde a natureza é convocada como linguagem do afeto e onde a simplicidade formal é parte da estética, não uma limitação. A coerência imagética é sólida, o tom é uniforme e a progressão emocional é clara, culminando num fecho que privilegia a idealização sobre o drama.

Criado em: Hoje 8:13:19

Links patrocinados