59. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - João Filipe Ferreira. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de João Filipe Ferreira.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Quero despertar Sentimentos perdidos em mim Um novo acordar Para algo que nunca tenha um fim. Um sorriso quero mostrar Escondendo fraquezas Que me conseguem abalar Fazendo surgir certezas Nas coisas boas que quero recuperar. Quero despertar Para uma nova vida de situações Algo que me faça vibrar Com o excesso de emoções Um novo olhar quero mostrar E observar tudo o que me envolve Escondendo o que me impossibilitava de sonhar Bem como a tristeza que me absorve. Quero despertar Para um novo sentimento Capaz de me fazer acreditar Que tudo é mais que um momento Uma nova alma quero mostrar Indicando os novos ares que conquisto A mudança que pretendo alcançar Como algo nunca visto. Quero despertar Para um novo mundo que há-de vir, Em que nele possa sorrir, viver e sonhar E mesmo que possa demorar, tudo isto irei sentir. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1708 © Luso-Poemas Este poema inscreve-se num romantismo introspectivo com traços nítidos de lirismo moderno, afastando-se tanto do gótico quanto do clássico formal, e aproximando-se de uma estética de renovação interior, típica de textos que trabalham a ideia de renascimento emocional. A repetição de “Quero despertar” funciona como eixo rítmico e psicológico: não é apenas anáfora, é um mantra, um gesto de insistência que revela tanto desejo quanto fragilidade. O estilo é declarativo, mas não ingênuo; há uma consciência clara de que o despertar não é imediato, mas um processo, e o poema constrói esse processo através de imagens que alternam entre o íntimo e o aspiracional. A estrutura em blocos paralelos reforça a ideia de tentativa, como se cada estrofe fosse uma nova investida contra a estagnação. O estilo aproxima-se do romantismo moderno porque privilegia a subjetividade, o movimento interior e a busca por sentido, mas sem recorrer à ornamentação excessiva. A linguagem é direta, quase confessional, e isso cria uma tensão interessante entre a simplicidade verbal e a complexidade emocional. O sujeito poético quer recuperar sentimentos, quer vibrar com emoções, quer acreditar que tudo é mais do que um momento — e essa insistência revela uma luta contra a apatia, contra a tristeza que “absorve”, contra o peso do que antes o impedia de sonhar. O poema, portanto, não é apenas um canto de esperança; é também um reconhecimento da sombra, ainda que essa sombra nunca seja dramatizada. Há um traço estilístico que merece destaque: a oscilação entre o desejo de mostrar algo novo (“um novo olhar quero mostrar”, “uma nova alma quero mostrar”) e a necessidade de esconder o que fragiliza. Essa dualidade aproxima o texto de um lirismo psicológico, onde o eu se constrói tanto pelo que revela quanto pelo que oculta. A emoção é tratada como matéria maleável, algo que se pode recuperar, conquistar, transformar — e essa visão é profundamente moderna, afastada da fatalidade romântica tradicional. O poema acredita na mudança, mas reconhece o esforço que ela exige. A última estrofe amplia o horizonte e introduz um elemento quase utópico: “um novo mundo que há-de vir”. Aqui, o estilo aproxima-se de um romantismo esperançoso, mas sem ingenuidade, porque o poema admite a demora, a distância entre o desejo e a realização. O fecho é eficaz porque não promete o impossível; promete apenas que o sujeito irá sentir, quando chegar o momento. É um encerramento que mantém a coerência emocional do texto: não há triunfo, há perseverança. Em síntese, o poema articula um romantismo introspectivo, moderno e afirmativo, onde a repetição funciona como respiração e a linguagem simples sustenta uma complexidade emocional subtil. A coerência interna é sólida, e o movimento de renascimento é construído com autenticidade e sem artifícios.
Criado em: Hoje 8:16:29
|
|
|
|
||