60. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - lucibei. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de lucibei.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Penso em ti… E caio em mim…. Caio em mim… E penso em ti. E…deixo-me embalar devagarinho No sopro da tua voz, Que me leva, para longe, tão docemente, Deste mar de angústia Em que me encontro mergulhada, Para surgir de novo Serena e reconfortada. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1783 © Luso-Poemas Este poema inscreve-se num lirismo intimista de tonalidade suave, próximo de um romantismo moderno depurado, onde a emoção não se expande em grandes imagens, mas se concentra num gesto mínimo: pensar no outro e, nesse movimento, reencontrar-se a si próprio. A estrutura circular — “Penso em ti… / E caio em mim… / Caio em mim… / E penso em ti” — cria um efeito de espelho emocional que define o estilo: não há drama, há um vaivém delicado entre interioridade e evocação amorosa. Esta repetição, longe de ser redundante, funciona como respiração poética, como se o sujeito estivesse a tentar estabilizar-se através do pensamento do outro. O estilo aproxima-se de um romantismo sereno, sem excessos, onde a musicalidade é mais importante do que a ornamentação. O uso de reticências, recorrente, reforça essa atmosfera de suspensão, de voz que se prolonga para além do verso, como se o poema fosse dito num sussurro. A segunda parte do texto, iniciada com “E… deixo-me embalar devagarinho / No sopro da tua voz” , introduz uma dimensão quase maternal, de acolhimento, onde a voz do outro funciona como abrigo e transporte. A imagem do “sopro” é particularmente eficaz: leve, íntima, quase táctil, e coerente com o tom geral do poema, que privilegia a delicadeza sobre a intensidade. A metáfora do “mar de angústia / Em que me encontro mergulhada” introduz um contraste importante: o poema não ignora a dor, mas também não a dramatiza. A angústia é apresentada como estado, não como clímax, e a função do outro é retirar o sujeito desse afogamento emocional, conduzindo-o a um renascer “serena e reconfortada”. Esta transição do sofrimento para a serenidade é tratada com economia verbal, o que reforça a autenticidade do gesto poético. Não há exagero, não há teatralidade; há apenas a constatação de que a presença — ou mesmo a memória — do outro tem um efeito restaurador. O estilo, portanto, situa-se entre o romantismo intimista e um minimalismo emocional contemporâneo. Não há imagens grandiosas, não há vocabulário rebuscado; há, sim, uma depuração que confere ao poema uma doçura melancólica. A força do texto reside precisamente nessa contenção: o poema não tenta impressionar, tenta apenas dizer com honestidade o que sente, e essa honestidade, aliada à musicalidade suave, cria um efeito de proximidade com o leitor. Em síntese, trata-se de um poema de ternura contida, onde a repetição funciona como pulsação emocional e onde o estilo privilegia a leveza, a voz baixa e a intimidade. A serenidade final não é um artifício, mas o resultado natural do percurso interno que o poema descreve.
Criado em: Hoje 8:20:02
|
|
|
|
||