61. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - IzauraN.Soares. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de IzauraN.Soares.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Um dia pensei que pudesse escrever algo bonito pra alguém, Fechei os meus olhos e passei a imaginar. Vi que aquelas palavras foram tomando formas, foram criando asas e voando pra todo lugar. É fácil escrever palavras bonitas o difícil é fazer com que elas toquem o coração de quem as lê. Deus me deu uma missão de levar a minha mensagem até você, mais prefiro dizer-te que te amo porque é um sentimento que está enraizado dentro do meu coração. Ele me deu também o amor das pessoas, dos amigos, e que nas madrugadas me fez sonhar, nas noites estreladas me fez escrever que a mensagem do amor, será pra você. Eu amo você! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1900 © Luso-Poemas O poema apresenta-se como uma confissão espontânea, construída a partir de uma voz que se assume humilde perante a própria capacidade de escrever. A abertura — “Um dia pensei que pudesse escrever algo bonito pra alguém” — instala imediatamente um tom de hesitação e desejo, como se o sujeito lírico se colocasse num limiar entre a intenção e a insuficiência. Essa consciência da dificuldade de dizer é um dos eixos do texto, e funciona bem como motor emocional: a poesia nasce não da certeza, mas da tentativa. A imagem das palavras que “foram criando asas / e voando pra todo lugar” é simples, mas eficaz dentro do registo confessional. Há aqui uma metáfora de libertação e expansão, embora permaneça num campo imagético muito familiar, quase escolar, o que reforça a ingenuidade assumida do eu poético. Essa ingenuidade não é defeito: é coerente com a voz que se constrói, uma voz que não pretende elaborar grandes arquiteturas simbólicas, mas antes afirmar a autenticidade do sentimento. O verso “É fácil escrever palavras bonitas o difícil é fazer com que elas toquem / o coração de quem as lê” introduz o tema central: a tensão entre forma e efeito, entre o gesto de escrever e o impacto emocional. A frase é direta, quase prosaica, e funciona como uma espécie de declaração poética dentro do próprio poema. Contudo, a quebra abrupta do verso prejudica um pouco o ritmo — a frase pede continuidade, mas a divisão mecânica cria uma interrupção que não acrescenta sentido. A presença de Deus surge como legitimação da missão amorosa, mas a formulação “Deus me deu uma missão de levar a minha mensagem até você” aproxima-se mais de um discurso devocional do que de uma construção poética propriamente dita. Ainda assim, a seguir, quando o eu lírico corrige essa missão para algo mais íntimo — “prefiro dizer-te que te amo porque é um sentimento que está / enraizado dentro do meu coração” — o texto reencontra o seu eixo emocional. A palavra “enraizado” é uma das escolhas mais fortes do poema: dá corpo, profundidade e permanência ao sentimento, criando uma imagem orgânica que contrasta com a leveza das “asas” iniciais. A estrofe final retoma o tom de gratidão e destino, com referências às madrugadas, às noites estreladas e ao ato de escrever. Aqui, o poema aproxima-se de um lirismo mais tradicional, mas mantém a simplicidade que o caracteriza. A frase “que a mensagem do amor, será pra você” tem força emocional, embora a pontuação excessiva e a estrutura sintática algo solta diminuam a fluidez. O fecho — “Eu amo você!” — é deliberadamente direto, quase como um gesto de ruptura com qualquer tentativa de elaboração estética: o poema inteiro prepara esse desfecho, que funciona como núcleo e razão de ser do texto. Em síntese, trata-se de um poema que aposta na sinceridade e na transparência emocional, mais do que na complexidade formal. A força do texto reside na sua voz desarmada, na tentativa de transformar a dificuldade de escrever em matéria poética. Há momentos em que a simplicidade se torna previsível, mas, no conjunto, a coerência emocional sustenta o poema e dá-lhe autenticidade.
Criado em: Hoje 7:43:15
|
|
|
|
||