64. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - ÍrisGalvão.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de ÍrisGalvão.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Para o Dr. Anderson, com carinho...

Em suas mãos... Íris Galvão

Em suas mãos coloco confiante
tudo que ainda tenho pra viver...
Entrego a mãe, que é meu papel marcante
e a vó que quer ver seu neto crescer.

Em suas mãos descanso meus poemas
e até o livro que não terminei,
sabendo que as férias são pequenas,
pois tenho que acabar o que deixei...

Em suas mãos eu me coloco inteira,
nua de corpo e alma, verdadeira,
sentindo a pequenez dos versos meus...

Porque bem sei que as grandes poetas
são suas mãos que orientam sempre certas,
direcionadas pelas mãos de Deus!

Carinhosamente,

Íris Galvão.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1946 © Luso-Poemas

O poema de Íris Galvão apresenta-se como uma declaração de confiança absoluta, construída sobre a metáfora central das mãos — mãos que acolhem, sustentam, orientam e, sobretudo, legitimam a fragilidade da voz poética. Desde o primeiro verso, “Em suas mãos coloco confiante / tudo que ainda tenho pra viver...”, percebe-se que o sujeito lírico abdica de qualquer pretensão de autonomia: a entrega é total, quase sacramental. A escolha do verbo “coloco” reforça essa materialidade da entrega, como se a vida fosse um objeto palpável depositado no cuidado de outro.

A segunda estrofe amplia essa entrega ao incluir não apenas a vida futura, mas também os papéis identitários da poeta: “Entrego a mãe, que é meu papel marcante / e a vó que quer ver seu neto crescer.” Há aqui uma consciência clara de que a identidade se constrói em camadas — mulher, mãe, avó, poeta — e todas elas são confiadas à figura do médico. O poema, portanto, não é apenas um agradecimento: é um reconhecimento da vulnerabilidade humana diante da doença e da esperança depositada na medicina. A simplicidade dos versos reforça a sinceridade do gesto.

A terceira estrofe introduz um elemento interessante: a poeta entrega também “meus poemas / e até o livro que não terminei”. Esta passagem desloca o poema do campo da vida íntima para o da criação artística. A obra inacabada torna-se símbolo de continuidade, de futuro possível, e a consciência de que “as férias são pequenas” introduz uma nota de humor leve, quase doméstica, que humaniza o texto. A poeta sabe que precisa voltar ao trabalho criativo — e só o poderá fazer se sobreviver. A metáfora das mãos, aqui, ganha um novo sentido: não apenas curam, mas permitem que a palavra continue.

A estrofe seguinte é talvez a mais forte do poema: “Em suas mãos eu me coloco inteira, / nua de corpo e alma, verdadeira”. A nudez aqui não é erótica, mas existencial. É a nudez de quem se expõe totalmente ao cuidado do outro, reconhecendo a própria pequenez: “sentindo a pequenez dos versos meus...”. Este verso é particularmente eficaz porque introduz uma humildade estética que contrasta com a grandeza do gesto de entrega. A poeta reconhece que a sua arte é pequena diante da magnitude da vida e da morte — e essa consciência dá profundidade ao poema.

O fecho retoma a metáfora das mãos, agora elevando-a a um plano espiritual: “Porque bem sei que as grandes poetas / são suas mãos que orientam sempre certas, / direcionadas pelas mãos de Deus!”. A construção é clara: o médico é instrumento, não origem; a cura é humana, mas também divina. Esta articulação entre fé e ciência é típica de uma poesia devocional contemporânea, que não vê contradição entre técnica e transcendência. O poema encerra-se com uma assinatura que reforça o tom epistolar e afetivo: “Carinhosamente, Íris Galvão.”

Do ponto de vista formal, o poema é simples, direto, com rimas discretas e regulares que sustentam a musicalidade sem a forçar. A métrica é flexível, mas não descuidada; a pontuação é equilibrada; e a metáfora das mãos, repetida ao longo do texto, cria unidade e coerência. Não há excessos, nem sentimentalismo gratuito: há devoção, gratidão e uma consciência clara da fragilidade humana.

Em síntese, trata-se de um poema que cumpre plenamente o seu propósito: homenagear, agradecer e reconhecer, através de uma linguagem clara e sincera, a importância daquele que cuida. A força do texto reside na sua honestidade e na sua capacidade de transformar a vulnerabilidade em gesto poético.

Criado em: Hoje 7:52:46

Links patrocinados