69. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - SóniaCorreia. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de SóniaCorreia.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Sou e não sou Sou tudo e não sou nada. Sou alegria; Sou tristeza, Sou felicidade... Sou mágoa; Sou desejo de saudade. Sou a água que corre num rio, O vento que ondula os cabelos; Sou as sombras que perturbam o silêncio das árvores; A noite que adormece o dia. Sou a morte, Sou a vida. Sou sede de domínio. Sou o pão de vida dura, Sou pouco grau de vaidade. Por vezes sou beleza, Outras sou fealdade. Sou a decadência do Outono, A sensibilidade da Primavera. Sou a vitalidade do Verão, A melancolia do Inverno. Sou amizade, Sou amor; Sou lealdade, sou fidelidade; Sou amiga do meu amigo, Amante do meu amante; Apaixonada pela vida, Uma amante da morte. Sou a calma, a turbulência... Sou a serenidade do mar, A revolta da chuva. Sou um ter medo de não ter, Um sentir de não sentir; Uma lembrança de memória encontrada, Uma fuga de morte escondida, Uma alegria de vida encantada. Sou uma escuridão que nunca se apaga Sou uma luz despertada no amanhecer da madrugada. O que sou Ou não penso ser É uma derrota do passado, Uma glória do destino. Sou tudo e não sou nada, Sou tudo o que posso não ser, Sou tudo o que não posso ser, Sou apenas o que poderia ser: Sou eu, a minha alma. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2070 © Luso-Poemas Este poema constrói-se como um inventário identitário, mas não no sentido clássico da auto‑definição; antes, como um catálogo de contradições assumidas, onde o sujeito poético se afirma pela oscilação, pela ambivalência, pela impossibilidade de fixação. A estrutura anafórica do “Sou…” funciona como um martelo rítmico que tanto cria cadência como revela inquietação: cada verso acrescenta uma camada, mas nenhuma camada é definitiva, porque a seguinte a contradiz, a relativiza ou a expõe como insuficiente. O texto vive dessa tensão entre afirmação e negação, entre o desejo de se dizer e a consciência de que qualquer definição é sempre provisória. Há aqui uma herança clara do pensamento pessoano — não por imitação, mas por afinidade temática: a multiplicidade interior, a fragmentação do eu, a coexistência de estados contraditórios. Contudo, ao contrário de Pessoa, que intelectualiza a cisão, este poema emocionaliza-a. A voz não se distancia de si; mergulha-se. A enumeração não é filosófica, é visceral. Quando diz “Sou a morte, / Sou a vida”, não há paradoxo lógico, há uma experiência existencial de extremos que convivem no mesmo corpo. O poema organiza-se também por imagens naturais — rio, vento, sombras, noite, estações do ano, mar, chuva — que funcionam como metáforas de estados internos. A natureza aqui não é cenário, é espelho. A oscilação das estações traduz a oscilação emocional; a água corrente é fluxo identitário; a chuva revoltada é turbulência íntima. Este uso simbólico é eficaz porque não é decorativo: cada imagem acrescenta densidade ao retrato psicológico. Há ainda um movimento interessante: o texto começa com afirmações absolutas (“Sou tudo e não sou nada”), mas termina num registo mais íntimo e quase resignado: “Sou apenas o que poderia ser: / Sou eu, a minha alma.” Esta queda final — de grandiosidade paradoxal para uma humildade ontológica — dá ao poema uma estrutura de arco: o sujeito começa disperso, múltiplo, quase infinito, e acaba reduzido ao essencial, não por derrota, mas por lucidez. O verso “Sou tudo o que posso não ser” é particularmente forte: condensa a consciência de potencialidade e limite, de desejo e impossibilidade. Formalmente, o poema mantém coerência rítmica apesar da enumeração extensa. A alternância entre versos curtos e médios cria respiração. A pontuação mínima favorece a fluidez, mas não impede a leitura clara. Há, no entanto, momentos em que a repetição poderia ganhar mais força se houvesse variação sintática — mas isso não compromete o efeito geral. Em suma, este é um texto que se constrói na fronteira entre confissão e manifesto, entre auto‑retrato e auto‑questionamento. A força dele está na honestidade da contradição, na recusa de simplificar o eu, na coragem de assumir que identidade é movimento, não estátua.
Criado em: Hoje 19:16:21
|
|
|
|
||