70. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - JOSÉDECARVALHO. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de JOSÉDECARVALHO.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Espero a madrugada, Na essência da ansiedade, A noite está bela, Como o olhar da minha amada, O céu límpido de verdade , Vou esperando por ela! As estrelas estão brilhantes, A lua muito presente, Uma brisa fria envolve-me, Cintinela do coração dos amantes, Lembrando a minha mente, Com os seus raios a tocarem-me! Perco-me em devaneios loucos, Na beleza da madrugada, Vou sentindo a carícia do vento, Tocando-me no rosto aos poucos, Oiço os suspirios da minha amada, Vou-me perdendo no tempo! O meu êxtase explode por fim... Dentro de mim, O teu olhar escaldante, Delirante! É mais que um desejo , Muito mais que sonhos, Vou sentindo o teu beijo, Na beleza dos teus olhos! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2087 © Luso-Poemas Este poema instala-se num território lírico muito específico: o da vigília amorosa, onde o sujeito poético se coloca entre a noite e a madrugada, num limiar em que o tempo parece suspenso e a emoção se intensifica. A estrutura é declarativa, quase diarística, mas o tom é de exaltação contida — uma espera que se transforma em ritual. A madrugada não é apenas um momento do dia; é o cenário simbólico onde o desejo se torna mais nítido, onde a ausência se converte em presença imaginada. A abertura — “Espero a madrugada, / Na essência da ansiedade” — estabelece de imediato o eixo emocional: a espera como estado existencial, a ansiedade como matéria da noite. A comparação com o olhar da amada funciona como um gesto clássico, mas eficaz: a noite bela porque refletida no outro. O poema, aliás, vive dessa fusão entre paisagem e sentimento. O céu límpido, as estrelas, a lua, a brisa fria — tudo é convocado para construir uma atmosfera de expectativa, como se a natureza inteira fosse cúmplice da espera. Há um detalhe interessante: a brisa é chamada “cintinela do coração dos amantes”. A palavra, embora com grafia irregular, cria uma imagem forte — a brisa como guardiã, como presença vigilante que protege o amor. Este tipo de personificação dá ao poema um tom quase medieval, de romance cortês, onde a natureza participa activamente da experiência amorosa. O poema avança depois para um campo mais interior: “Perco-me em devaneios loucos”. Aqui, a madrugada deixa de ser cenário e torna-se espelho mental. O sujeito poético entra num fluxo de imaginação onde a amada é simultaneamente ausente e presente. O vento que toca o rosto, os “suspiros” que se ouvem — tudo é perceção sensorial amplificada pela carência. A espera transforma-se em fantasia, e a fantasia em presença emocional. O momento de clímax — “O meu êxtase explode por fim… / Dentro de mim” — marca a viragem do poema. Não é um êxtase físico, mas emocional, simbólico: a explosão é interior, resultado da acumulação de desejo, memória e imaginação. O olhar da amada surge como epifania, e o poema abandona a descrição exterior para se concentrar na intensidade do sentimento. O final, porém, é abrupto: “Na beleza dos teus olhos” — e termina ali, como se o poema fosse interrompido pelo próprio impacto da visão. Esta suspensão final funciona bem: deixa o leitor no mesmo estado de suspensão em que o sujeito poético se encontra desde o início. Formalmente, o poema tem um ritmo irregular, mas coerente com o tema. A pontuação é mínima, o que favorece a fluidez, embora alguns versos pedissem uma pausa mais marcada para reforçar a musicalidade. Há pequenas questões de ortografia (“suspirios”, “cintinela”), mas nada que comprometa a leitura; pelo contrário, até contribuem para a sensação de espontaneidade, como se o poema tivesse sido escrito no próprio momento da vigília. No conjunto, trata-se de um texto que trabalha bem a atmosfera, que sabe construir um cenário emocional e que se apoia na fusão entre natureza e sentimento para criar uma experiência de espera amorosa intensa, quase mística. A madrugada, aqui, não é apenas o tempo antes do dia: é o espaço onde o amor se torna mais vivo precisamente porque ainda não chegou.
Criado em: Hoje 19:19:05
|
|
|
|
||