73. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Grazi. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Grazi.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Eu preciso sentir para escrever preciso sofrer para chorar preciso de você para viver preciso de paixão para amar Eu preciso de um dia ensolarado preciso do seu corpo bronzeado preciso de uma noite enluarada preciso amar e ser amada Eu preciso do pão de cada dia preciso de festa e de folia preciso de família e amigos preciso sair desse castigo Eu preciso de tanta coisa preciso de quase nada preciso ter muita força preciso estar apaixonada Eu preciso amar a vida preciso encontrar uma saída preciso acreditar em Deus só preciso esquecer o seu adeus. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2134 © Luso-Poemas O poema trabalha a estrutura anafórica do “preciso” como eixo rítmico e emocional, mas o que realmente o sustenta é a tensão entre duas forças: a enumeração quase litânica das necessidades vitais e a ferida final que desmente todas elas. A crítica deve, portanto, observar como o texto organiza essa progressão, onde acerta, onde se repete em excesso e onde poderia ganhar densidade simbólica. A abertura — “Eu preciso sentir para escrever / preciso sofrer para chorar / preciso de você para viver / preciso de paixão para amar” — estabelece um paralelismo claro, mas demasiado simétrico. A relação causal entre sentir/escrever e sofrer/chorar funciona, mas “preciso de você para viver” desloca o poema para o campo da dependência amorosa, e “preciso de paixão para amar” fecha o quarteto com uma tautologia: paixão e amor aqui não se distinguem, e isso empobrece a força da imagem. Há, porém, um mérito: a estrofe cria um crescendo emocional que prepara o terreno para o corpo do poema. A segunda estrofe, com o dia ensolarado, o corpo bronzeado, a noite enluarada, retoma imagens convencionais, mas eficazes, desde que usadas com intenção. Aqui, porém, o risco é cair no lugar‑comum: sol, lua, corpo bronzeado, amar e ser amada — tudo funciona, mas nada surpreende. Falta uma torção imagética, um detalhe inesperado que quebre a previsibilidade. Ainda assim, a estrofe tem ritmo, e o paralelismo mantém a cadência. A terceira estrofe é mais interessante: “Eu preciso do pão de cada dia / preciso de festa e de folia / preciso de família e amigos / preciso sair desse castigo”. Aqui surge finalmente um conflito: o “castigo”. É a primeira palavra que introduz sombra, tensão, ruptura. O poema ganha profundidade porque deixa de enumerar apenas desejos e passa a insinuar uma dor concreta. O problema é que essa dor não é desenvolvida — aparece e desaparece sem explicação, como se o poema tivesse medo de entrar na zona escura que ele próprio abriu. A quarta estrofe — “Eu preciso de tanta coisa / preciso de quase nada / preciso ter muita força / preciso estar apaixonada” — é a mais forte do ponto de vista conceptual. O contraste entre “tanta coisa” e “quase nada” cria um paradoxo produtivo, e “muita força / estar apaixonada” sugere que o amor é simultaneamente âncora e fraqueza. Aqui o poema respira melhor, porque abandona o catálogo e entra num terreno mais filosófico. A estrofe final é a mais bem resolvida: “Eu preciso amar a vida / preciso encontrar uma saída / preciso acreditar em Deus / só preciso esquecer o seu adeus.” A quebra do padrão — “só preciso” — funciona como golpe final. O poema inteiro se revela como preparação para esta ferida. A palavra “adeus” é simples, mas eficaz; o problema é que chega tarde demais. O texto teria mais impacto se houvesse, antes, uma construção mais sólida da perda. Ainda assim, o fecho é emocionalmente honesto e dá unidade ao conjunto. Em termos formais, o poema é coerente, mas previsível. A repetição do “preciso” cria ritmo, mas também cansa; seria mais forte se algumas estrofes quebrassem o padrão para criar respiração e surpresa. As imagens são claras, mas demasiado familiares; falta-lhes singularidade. O melhor do poema está no contraste entre necessidade e perda, e é aí que ele deveria aprofundar.
Criado em: Hoje 16:29:47
|
|
|
|
||