78. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Isinha.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Isinha.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Dizem que sou especial
e sou mesmo diferente:
na silhueta,
na esperança,
nas reações...

Dizem que sou especial
e sou mesmo diferente:
minha cara é uma careta,
idade mental de criança,
fraca de opiniões...

Dizem que sou especial
para não me machucar
com a palavra retardada!
Mas sei que sou afinal
o que pensam sem falar:
especial para nada!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2199 © Luso-Poemas

Este poema desloca-nos para um território mais íntimo e mais duro, onde a crítica social se cruza com a ferida identitária. A voz poética assume-se como objeto de nomeação alheia — “dizem que sou especial” — e o poema constrói-se precisamente sobre o desmascarar dessa palavra, desmontando-a até revelar o seu núcleo de violência. A repetição inicial funciona como martelo: cada estrofe começa igual, mas o sentido degrada-se, como se a própria linguagem fosse corroída pelo olhar dos outros. Há aqui um mecanismo interessante: o poema simula a estrutura de um elogio para, em seguida, expor o insulto que ele encobre.

A primeira estrofe apresenta diferenças físicas e comportamentais com uma simplicidade quase infantil — “na silhueta, na esperança, nas reações” — e essa enumeração curta, sem verbos, cria um efeito de suspensão, como se a voz estivesse a tentar nomear-se sem conseguir fixar-se. A segunda estrofe endurece: “minha cara é uma careta, idade mental de criança, fraca de opiniões”. O tom torna-se mais cru, mais direto, e a rima interna entre “careta” e “criança” reforça a sensação de que a identidade é reduzida a caricatura. O poema não procura metáforas elaboradas; prefere a frontalidade, e isso serve-lhe bem, porque o tema exige essa secura.

A terceira estrofe é o ponto de viragem. A expressão “para não me machucar com a palavra retardada” introduz a violência explícita que estava latente desde o início. O poema revela o mecanismo social: o eufemismo “especial” não é elogio, é máscara. E a última linha — “especial para nada!” — é um golpe seco, um verso que se fecha sobre si mesmo e devolve ao leitor a brutalidade do estigma. A exclamação final não é exagero; é a forma de marcar a queda abrupta da esperança que ainda restava nas estrofes anteriores.

Formalmente, o poema é simples, direto, sem ornamentos. Mas essa simplicidade é estratégica: a voz não quer seduzir, quer expor. A repetição funciona como estrutura e como ironia; a progressão das estrofes vai do desconforto à humilhação, e o leitor acompanha essa descida sem possibilidade de fuga. A força do texto está precisamente na recusa de suavizar o impacto. A fragilidade, se existe, está na previsibilidade do desfecho — mas mesmo isso pode ser lido como parte do gesto: o poema não quer surpreender, quer denunciar.

É um texto curto, duro, honesto, que trabalha bem a tensão entre o que se diz e o que se cala, entre o rótulo e a identidade. A voz poética emerge ferida, mas lúcida — e essa lucidez é o que dá densidade ao poema.

Criado em: Hoje 6:41:14

Links patrocinados