84. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - carrico.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de carrico.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Vou caminhando, caminhando!
deixando-me levar,
Pensando e sonhando
vivendo e relembrando,
A tristeza de pensar...

Como um desgosto profundo!
Onde a tal voz encoa,
De onde sou oriundo
Isolado de todo o mundo
Porque só o pensar magoa...

Centrando-se na realidade, mas dando asas a este penor,
Meus amigos, para dizer a verdade, a própria imaginação é a dor...

Proibido de reflectir!
Nas tristezas do passado,
Inibido de Sentir,
Impedido de Ouvir
As verdades deste meu Fado...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2255 © Luso-Poemas

O poema abre com um movimento circular — “Vou caminhando, caminhando!” — que funciona simultaneamente como gesto físico e como metáfora do estado interior. A repetição do verbo cria um ritmo quase hipnótico, como se o sujeito poético estivesse preso num percurso que não escolheu, mas ao qual se entrega (“deixando‑me levar”). A sequência que se segue — “Pensando e sonhando / vivendo e relembrando” — estabelece a oscilação entre o real e o imaginado, entre o presente e o passado, entre o que se vive e o que se revive. A tristeza surge como consequência inevitável desse processo: pensar é sofrer, recordar é ferir‑se.

A segunda estrofe aprofunda essa dor, descrevendo‑a como “um desgosto profundo”, onde “a tal voz encoa”. A expressão é interessante: a voz não fala, ecoa — é reflexo, repetição, retorno. O eu lírico não está a dialogar com o mundo, mas consigo mesmo, preso num circuito fechado de memória e dor. A pergunta “De onde sou oriundo” não é geográfica, mas existencial: o sujeito procura a origem da sua própria tristeza, como se a identidade estivesse contaminada pela melancolia. O isolamento — “Isolado de todo o mundo” — não é físico, mas mental; é o isolamento de quem pensa demais, de quem sente demais, de quem não consegue desligar‑se da própria consciência. O verso final da estrofe — “Porque só o pensar magoa...” — sintetiza o núcleo do poema: o pensamento como ferida.

A terceira estrofe funciona como um comentário metapoético, quase uma confissão dirigida ao leitor: “Centrando‑se na realidade, mas dando asas a este penor”. Aqui, o poema reconhece que a imaginação, longe de libertar, agrava a dor. A frase seguinte — “a própria imaginação é a dor...” — é o ponto mais forte do texto: a imaginação, que deveria ser refúgio, torna‑se cárcere. O sujeito poético não sofre apenas pelo que viveu, mas pelo que imagina, pelo que projeta, pelo que recria. A dor não é apenas memória; é construção.

A última estrofe introduz uma espécie de proibição interior: “Proibido de reflectir!”, “Inibido de sentir”, “Impedido de ouvir”. A tríade cria um crescendo de repressão emocional. O sujeito poético sente‑se interditado de aceder ao próprio passado, como se pensar fosse perigoso, como se sentir fosse transgressão. O fecho — “As verdades deste meu Fado...” — devolve o poema à tradição portuguesa da fatalidade emocional. O “Fado” aqui não é apenas destino; é identidade. O sujeito reconhece que a sua dor não é circunstancial, mas estrutural, quase hereditária, como se estivesse inscrita na própria condição de existir.

Formalmente, o poema alterna entre versos longos e curtos, criando um ritmo irregular que acompanha o movimento mental do eu lírico. Há um uso expressivo da repetição (“caminhando, caminhando”), da anáfora (“Proibido… Inibido… Impedido…”), e da musicalidade interna. A métrica não é rígida, mas a cadência emocional é consistente. O tom é confessional, mas não melodramático; é melancólico, mas não resignado. O poema vive dessa tensão entre o impulso de pensar e a dor que o pensamento provoca.

No conjunto, o texto constrói um retrato claro de um sujeito dividido entre memória, imaginação e dor — alguém que tenta caminhar para fora de si, mas acaba sempre por regressar ao mesmo lugar interior.

Criado em: Hoje 16:35:34

Links patrocinados